Um pequeno pedaço do paraíso: Conheça a Reserva Minguito; Confira as fotos

17
12
13
14
15
16
WhatsApp Image 2018-06-10 at 19.42.23
WhatsApp Image 2018-06-10 at 19.43.08
WhatsApp Image 2018-06-10 at 19.43.09 (1)
WhatsApp Image 2018-06-10 at 19.43.09
WhatsApp Image 2018-06-10 at 19.43.10
WhatsApp Image 2018-06-10 at 19.47.05
15
17

 

Na região do Recôncavo da Baía de Todos os Santos, no distrito de Camassandi, município de Jaguaripe, está situado um pequeno pedaço do paraíso, a Reserva Minguito.

Neste local, às margens do Rio da Dona, em uma das mais densas zonas de Manguezais da Baía, foi criada uma estrutura de lazer, calcada nas riquezas ecológicas, provenientes não só pelo fenômeno das variações das marés, como também em remanescentes da Mata Atlântica.

Com uma variação de marés que chega a quase três metros (nas marés grandes de Lua Cheia e Lua Nova), Minguito propicia passeios fantásticos às cabeceiras dos riachos, que desaguam no Rio da Dona e suas ilhas bastante características dessa região tropical. Por lá, também há a possibilidade da pesca de Robalos que, segundo estudos realizados por uma Universidade de Santa Catarina, foi constatada a maior piscosidade deste peixe no Brasil.

O local é excelente para a prática de esportes náuticos, tais como, esqui aquático, banana boat, caiaques, stand up, entre outros. Para entretenimento terrestre, pode-se explorar o visual de diversas espécies de árvores e plantas regionais, nascentes, cachoeiras e trilhas para quem gosta de caminhar e pedalar.

Um dos principais prazeres do espaço da Reserva Minguito é a degustação de mariscos, peixes, crustáceos, moluscos e frutas tropicais. Além disso, ressalta-se a beleza e romantismo das noites de luar, seus ocasos, suas auroras acompanhadas do cantar de pássaros nativos (sabiás, canários, curiós, cardeais, jandaias e etc) e sua paisagem mutante, de 6 em 6 horas, com o vai e vem das marés.

A Reserva Minguito possui 20 suítes temáticas, todas com ar condicionado, chuveiro elétrico, acabamentos simples e rústicos, decorados com peças de artesanato locais, pisos em cerâmica branca, forro de madeira e redes para descanso. No local também é possível encontrar uma área destinada a pequenas convenções, televisão coletiva à cabo, som e mesa para carteado. Sobre o Rio da Dona, encontra-se um píer em madeira que dá acesso ao banco de areia do braço de mar, apropriado para tomar banho de mar/rio, na praia particular que se forma com as variações das marés.

https://www.facebook.com/blogdovalente/videos/1919102148136130/

 

PASSEIOS

A partir da Reserva Minguito, além das trilhas terrestres e entre os manguezais (com caiaques), pode-se explorar:

-MORRO DE SÃO PAULO – 30 minutos de carro até o terminal de Bom Jardim, atracadouro oficial da ilha, mais travessia de 10 minutos de lancha. Ilha paradisíaca das mais famosas do Brasil

-CACHOEIRA PANCADA ALTA- A 05 km de distância da Reserva Minguito

-CIDADE DE JAGUARIPE- A 16 km da Reserva Minguito, cidade histórica, a segunda Vila fundada pelos Portugueses, criada após as invasões dos Holandeses à cidade de Salvador, quando os invasores penetraram pela Barra do Rio Jaguaripe ( Cacha Pregos), e conquistaram a Vila do Salvador, atacando-a pela retaguarda.

-PONTA DOS GARCEZ- A 20 minutos de lancha rápida. Praia deserta, lindíssima e ótima para banho

-MARAGOJIPINHO- A 12 km da Reserva Minguito, é o maior centro de cerâmica artesanal da América do Sul. Pode-se ir também de lancha, porém só nos horários de marés cheias.

 

COMO CHEGAR

-VIA MARÍTIMA- Através da contra costa da ilha de Itaparica, acessando o Rio da Dona, logo à frente da localidade de Cacha Pregos adentrando pela foz do Rio Jaguaripe

-MISTA ENTRE MARÍTIMA E TERRESTRE- De Ferry Boat chega-se na Ilha de Itaparica e de lá, vai-se de carro via rodovia BA 001

-VIA TERRESTRE- Partindo de Salvador, pela BR 324, depois BR 101 até Santo Antônio de Jesus, e a partir daí, pela BA 001.

 

Endereço- Estrada do Calembá km 05, Zona Rural, Jaguaripe, Bahia, Brasil

Reservas: (71)98175-3989 (procurar D.Eliane) ou [email protected]

Site: www.reservaminguito.com.br



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia