Operadores de câmeras são orientados a evitar planos sexistas das atletas nas Olimpíadas de Paris 

A Olympic Broadcasting Services, responsável por fornecer as imagens dos Jogos Olímpicos atualizou as diretrizes para que os operadores de câmera, a maioria homem, filmem todos os atletas da mesma maneira, com o objetivo de evitar estereótipos e sexismo.

Foto: Natalia KOLESNIKOVA / AFP

“Infelizmente, em alguns eventos, (as mulheres) ainda estão sendo filmadas de uma maneira que você pode identificar que estereótipos e sexismo permanecem, até mesmo pela maneira como alguns operadores de câmera enquadram os atletas homens e mulheres de forma diferente”, disse o Yiannis Exarchos, CEO da OBS, ao jornal fracês Le Monde.

Segundo ele, isso acontece por causa de um “preconceito inconsciente” na cabeça de cameramen e editores, que buscam closes nos corpos femininos. Comentários machistas também não serão tolerados.