Polícia Militar: Pela primeira vez na Bahia, uma mulher comanda uma CIPE-PM

Major vai assumir comando da CIPE Litoral Norte, sediada na cidade de Esplanada
Carina ingressou na corporação em 1998 e em 2001 entrou para a turma de oficiais – Foto: Rafael Rodrigues | PM-BA

Um fato inédito para a história da Policia Militar da Bahia. A major Carina Fernanda da Silva Cunha, 43 anos é a primeira mulher a liderar uma Companhia Independente de Policiamento especializado, CIPE-PM . Carina entra para a história da corporação depois de assumir, na última segunda-feira, 12, o comando da CIPE Litoral Norte, sediada na cidade de Esplanada.

Carina ingressou na corporação em 1998 e em 2001 entrou para a turma de oficiais. Viveu a maior parte da vida em contato com a PM. Em 1994, quando tinha 15 anos, passou a ser estudante do Colégio da Polícia Militar (CPM), em Salvador, onde fez parte de uma das primeiras turmas da instituição de ensino a ter garotas.

Gerir uma tropa especializada é, para a oficial, mais um, de tantos outros desafios enfrentados na carreira.  “A sensação agora é de responsabilidade e de honrar esse compromisso. Eu sei que fiz uma trajetória muito digna para chegar até aqui. Reconheço o meu empenho. Falar de si é mesmo é difícil, mas a minha trajetória diz tudo”, recordou a comandante.

Como policial, Carina acumula passagens pela 42ª Companhia Independente da PM (CIPM/Lençóis), pelos subcomandos das 55ª e 81ª CIPMs (Ipiaú e Itinga, respectivamente), Batalhão de Polícia Rodoviário (Itabuna), Batalhão de Guardas, 10ª CIPM, além de também já ter atuado como ajudante de ordens,  na fiscalização e gestão de contratos e na coordenação de recursos humanos.

Por trás da farda, também existe a Carina Fernanda graduada em enfermagem pela Universidade Católica de Salvador, especialista em emergência e UTI pela Faculdade Social da Bahia, a faixa roxa de judô pela Federação Baiana de Judô e a praticante de atividades físicas.

“Às vezes, nós mulheres nos privamos de enfrentar tantas coisas devido a questionamentos e  dúvidas sobre a nossa capacidade. Mas porque a gente seria incapaz de fazer determinada coisa? De verdade, não é fácil para nós, mas sou aguerrida e, desde sempre, estou quebrando paradigmas”, declarou Carina sobre o marco de tornar-se a primeira mulher a ocupar esse posto.

A oficial já tem planos traçados para a primeira semana de integração na CIPE Litoral Norte e, segundo ela, uma das prioridades será a atenção para o efetivo. “Pretendo nesse momento cuidar da tropa, pois ela é o nosso maior recurso. Dar também continuidade ao trabalho incrível que o major Cis fez e seguir em busca do melhor para os policial”, continuou.

Conhecer de perto as necessidades dos 63 municípios que são de responsabilidade da unidade também está na relação de compromissos prioritários da comandante que pretende visitá-los de forma gradativa. “Quero já visitar algumas cidades, conhecer a região, os crimes que mais acontecem e quais as necessidades que a tropa tem para treinar e definir a melhor forma de  combater esses delitos”, finalizou Fernanda.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia