Sistema de Reconhecimento Facial da SSP-BA captura mais 4 foragidos da Justiça em Salvador

Sistema de Reconhecimento Facial
Foto: Vitor Barreto

Em mais uma ação exitosa, o Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) capturou mais quatro foragidos da Justiça em Salvador, nas últimas 48 horas.

Os quatro homens, procurados por tráfico de drogas, associação criminosa e não pagamento de pensão alimentícia, foram encontrados em pontos diferentes da capital baiana.

As capturas contaram com o apoio de equipes das 2ª, 14ª e 19ª Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs/Barbalho, Lobato e Paripe), além do Batalhão de Policiamento de Prevenção a Furtos e Roubos à Coletivos (Gêmeos).

Os foragidos foram conduzidos para a Polinter, nos Barris, onde tiveram os mandados de prisão expedidos pelas 2ª Vara Cível de Estância (SE), 2ª Vara de Tóxicos de Salvador, 5ª e 6ª Varas de Família da capital baiana, cumpridos.

Com essas capturas, o Sistema de Reconhecimento Facial da SSP-BA chega à marca de 1.204 foragidos da Justiça capturados. Somente neste ano, 629 foragidos foram capturados com o auxílio do sistema tecnológico da SSP, que está em fase de expansão para 81 municípios baianos.

Trinta e um porcento destes criminosos são procurados pela prática de roubo, seguido de homicídio com 21% e tráfico de drogas com 18%. Entre as cidades com maiores capturas, integram o pódio Salvador, em primeiro lugar, seguida de Simões Filho e Lauro de Freitas, ambas na Região Metropolitana (RMS), em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Procurados por feminicídio, estelionato, extorsão mediante sequestro, porte ilegal de arma de fogo, organização criminosa, assédio sexual, associação para o tráfico, furto, Lei Maria da Penha e lesão corporal completam a lista.

O sistema de reconhecimento facial da SSP-BA utiliza câmeras instaladas em pontos estratégicos da capital baiana e em outras cidades do estado para identificar pessoas com mandados de prisão em aberto.

A tecnologia tem sido fundamental para a redução da criminalidade na Bahia, contribuindo para o cumprimento de mandados de prisão e apreensão, além de auxiliar nas investigações policiais.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia