‘Oxe, me respeite’: carnaval de Salvador adota protocolo de Políticas Públicas para mulheres com apoio do camarote Brahma

Foto: Blog do Valente

Camarote Brahma recebe parabéns por iniciativa em ação de respeito às mulheres.

Em entrevista coletiva no camarote Brahma, a Secretária de Políticas para as Mulheres (SPM), Elisangela dos Santos, destacou a importância da campanha ‘Oxe, me respeite’, enfatizando o respeito, acolhimento e cuidado para com as mulheres no carnaval.

“Existe uma diversidade de ações, mas essa ação aqui também é importantíssima, num bloco como esse que tem muitas pessoas curtindo. E essa campanha de respeito é tudo, porque respeito é tudo nessa vida. Nós vamos continuar com a campanha de mídia, de capacitação, assim como foi feito para todos os profissionais que trabalharam aqui no camarote durante o carnaval. Queremos parabenizar a Brahma por essa iniciativa, merece um prêmio e vamos seguir com essa ação porque vocês estão fortalecendo toda uma ação nossa de Governo e Estado, de chegar em todas as pessoas, porque a gente merece respeito acima de tudo”, afirmou.

Elisangela garantiu que a ação está acontecendo em 11 cidades, além das redes sociais e os influencers que estão ajudando na divulgação da campanha.

Segundo a secretária da SPM, o objetivo da campanha é mostrar que é possível ter um carnaval sem violência e com respeito.

“O que a gente mais precisa nessa sociedade é solidariedade, respeito e amor, e eu digo para os homens terem mais respeito, porque não é não, imagina você ser forçada a fazer algo que não quer. Então eu digo “se coloque no lugar de uma mulher”. Se ela quiser, vai ser muito divertido. Então é importante termos esse entendimento. Nossa campanha é educativa, e vamos continuar não só no carnaval”, afirmou.

“A gente vai mudar essa realidade, nos próximos anos teremos um carnaval sem nenhum registro de violência contra a mulher. Essa é nossa meta, e assim será”, finalizou.

Elisangela também afirmou que transformar o carnaval seguro para as mulheres é um desafio, e que essa campanha é um avanço importantíssimo.

“A gente veio fazer essa ação muito feliz. Parabenizar a Brahma por ter feito esse protocolo, a capacitação em mais de 1000 pessoas que estão trabalhando aqui nesse camarote. O acolhimento, os depoimentos que eu ouvi hoje aqui mais cedo da equipe da Brahma, pelo trabalho que estão fazendo com pessoas que vieram de outros estados, mulheres que precisaram, eles levaram até o hotel e isso não tem preço. Eles souberam fazer uma festa de respeito, de paz e acolhimento, que é o que a gente precisa”, disse.

A secretária afirmou ainda, que “os registros de ocorrências nesse carnaval estão sendo bem menores que do ano passado” e que estão muito felizes com esses dados.

“Após o carnaval faremos todo o levantamento para a sociedade saber, mas a gente já tá bastante animado, estamos realizando a reunião diária de monitoramento da festa. Tivemos dois episódios muito ruins de estupro, mas é considerado que o carnaval tem sido um carnaval que as pessoas estão começando a se educar e entendendo a importância do respeito e não cometer a violência”, disse.

“Esse investimento na abordagem da segurança no carnaval está sendo muito importante e a gente tá trabalhando em rede, com Defensoria Pública, Ministério Público e todo sistema de segurança. E também toda organização de segurança que está nos ajudando a fazer esse trabalho. Uma ação como essa, num camarote como esse é importantíssima, e vamos fazer questão de divulgar para todo o país, que é possível você fazer uma festa economicamente viável e ter resultados, divertir as pessoas e fazer a sua parte com política do acolhimento, respeito e cuidado para com as mulheres no carnaval”, finalizou.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia