Estudantes baianos criam creme dental orgânico com vegetais da Caatinga

O objetivo do projeto é criar um produto sustentável, de baixo custo e que promova a saúde dental

Foto: Divulgação Secti

Estudantes do Colégio Estadual Antônio Batista, localizado em Candiba, na Bahia, desenvolveram um creme dental orgânico utilizando componentes da caatinga durante a mostra de iniciação científica estudantil.

O projeto tem como objetivo criar um produto sustentável, de baixo custo e que promova a saúde dental.

Os alunos Késia dos Santos, Marina Alves e Osvaldino de Souza participaram da iniciativa. Eles escolheram usar extratos de juazeiro e hortelã, baseando-se em conhecimentos ancestrais e práticas tradicionais.

“Após escutar relatos positivos de pessoas idosas sobre o uso do juazeiro e da hortelã, tivemos certeza sobre a importância de elaborar uma alternativa sustentável para as pessoas que não têm condições financeiras de manter a saúde bucal através de meios convencionais”, explicou Késia.

O produto, desenvolvido com menos química, é uma opção sustentável e ambientalmente amigável. Késia detalhou as propriedades dos ingredientes naturais.

“O juá tem características antissépticas, antimicrobianas, anti-inflamatórias, além de ser um clareador natural. Já a hortelã tem propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e é um ótimo antifúngico. Ao produzir o creme dental, foi necessário extrair os componentes principais do juazeiro e da hortelã”.

Com o apoio do orientador William Oliveira, os jovens acreditam que o creme dental atenderá às necessidades locais e estão comprometidos em continuar a pesquisa e aumentar a distribuição do produto.

Eles esperam auxiliar a população local que prefere produtos naturais.

“O cuidado da higiene bucal é fundamental para o bem-estar. Pensando nisso, avaliamos o projeto como um modo acessível de colaborar com a comunidade e valorizar o bioma da região”, concluiu um dos estudantes. O projeto é parte do Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação (SEC).



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia