PRF resgata cerca de 1200 aves na Bahia na terceira fase da Operação Rotas da Fauna

Foto:
Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal, em conjunto com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e Secretarias de Meio Ambiente de Euclides da Cunha e Senhor do Bonfim, realizou a terceira fase da Operação Rotas da Fauna, entre os dias 29 de março e 4 de abril, na região de Senhor do Bonfim.

Com o objetivo de combater ilícitos ambientais e socioambientais, especialmente o transporte ilegal de animais silvestres nas rodovias federais, a operação teve como foco a intensificação da fiscalização ambiental.

Quase 1200 aves silvestres foram resgatadas durante a ação. Entre as espécies recuperadas estavam exemplares de Papa-capim, Golinho, Azulão, Cardeal e Coleirinho, além de papagaios e periquitos. As apreensões ocorreram em diversos municípios, incluindo Queimadas, Senhor do Bonfim, Cansanção, Itiúba, Filadélfia, Ponto Novo e Jaguarari, onde o tráfico de animais silvestres tem sido uma preocupação crescente.

Os animais resgatados que não estavam aptos para a soltura e foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Cruz das Almas, garantindo seu bem-estar e possibilitando seu posterior retorno ao habitat natural.

O tráfico e a criação ilegal de animais silvestres no Brasil representam crimes de grande impacto ambiental, envolvendo desde a captura até o comércio ilegal de espécimes silvestres, especialmente aves, destinados ao mercado de animais de estimação, colecionadores e outros fins.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia