Professor de Matemática da rede estadual de ensino da Bahia se destaca entre os dez melhores do país

Foto: Reprodução

José Fábio de Araújo Lima, professor de Matemática da rede estadual de ensino da Bahia, foi reconhecido entre os dez melhores professores de Matemática do país, conquistando a medalha de ouro na primeira edição da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMbr).

A premiação ocorreu em Brasília, durante o Seminário de Práticas Exitosas no Ensino de Matemática.

José Fábio, natural de Tanquinho, é mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e leciona no Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, em Feira de Santana.

Sua paixão pelo ensino surgiu ainda na época de estudante, quando ajudava colegas a entender cálculos de probabilidades genéticas. Ele acredita que organizar bem uma aula e incentivar os estudantes são fundamentais para o aprendizado.

“Foi naquele dia que eu entendi que, se a gente conseguir organizar uma aula melhor e incentivar mais os estudantes, eles vão conseguir aprender. Para mim, é isso que faz a maior diferença em uma sala de aula”

“É uma emoção indescritível. As próximas edições vêm aí e você, que é da rede estadual, já pode começar a se preparar, porque haverá novas edições e, com certeza, o ganho que nós estamos tendo aqui, em todos os aspectos, não dá pra descrever. É espetacular”.

Desde 2007, José Fábio tem incentivado a participação de seus alunos em olimpíadas de conhecimento, resultando em várias premiações.

Segundo Rowenna Brito, secretária da Educação do Estado, essa premiação representa o reconhecimento do trabalho docente e o compromisso do Governo da Bahia com a qualificação da Educação Básica.

“Esta premiação representa não apenas o reconhecimento do trabalho realizado por um professor de Matemática, mas também a retomada da valorização da Educação no nosso país e o resultado do compromisso do Governo da Bahia em qualificar, estimular e fortalecer a Educação Básica no nosso Estado. O professor José Fábio é formado em uma universidade pública estadual e devolve para a rede estadual de ensino todo o seu conhecimento adquirido. Parabenizamos ele por ser este exemplo de educador”.

O professor José Fábio é um grande entusiasta das Olimpíadas de Matemática e constantemente motiva seus alunos a participarem dessas competições, que ele acredita serem fundamentais para o desenvolvimento de habilidades críticas e do pensamento lógico.

Ele utiliza métodos de ensino interativos e recursos didáticos criativos, além de oferecer suporte adicional através de um canal no YouTube.

Seu aluno, Ivan Hayato Mizogami Santana, de 17 anos, destaca a paciência e a dedicação do professor: “Ele sempre busca maneiras diferentes de explicar a mesma coisa, até que todos entendam. É paciente e nunca deixa ninguém para trás”.

Como parte do prêmio, José Fábio e os demais professores vencedores participarão de um intercâmbio técnico e cultural em Xangai, na China, em outubro. Eles visitarão o Centro de Educação para Professores da UNESCO na Universidade Normal da China.

Fábio vê essa viagem como uma oportunidade única para aprender novas metodologias e aplicá-las em suas aulas, além de inspirar outros colegas a adotarem práticas inovadoras.

“Estou muito feliz em poder conhecer uma nova cultura e vivenciar um sistema educacional diferente. Eu espero conseguir absorver todas as boas lições que eles aplicaram lá, em Xangai, e tentar, de alguma forma, replicar em sala de aula, além de incentivar também alguns colegas a utilizarem esses métodos”.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia