Bahia registra o maior número de homicídios dolosos no país no primeiro quadrimestre do ano

Em seguida estão os estados do Ceará e Pernambuco

Foto: Arisson Marinho/CORREIO

A Bahia é o estado que mais registrou homicídios dolosos nos primeiros quatro meses de 2024. Os estados do Ceará e Pernambuco também compõem o pódio com mais homicídios dolosos, na Bahia, entre janeiro e abril, os números chegam a quase 1.500 casos.

Segundo informações do Ministério da Justiça, os dados são fornecidos pelas gestões de cada estado, e também é quem tem a responsabilidade de contabilizar e fazer o acompanhamento deles.

“Os dados publicados na página do Ministério da Justiça e Segurança Pública são enviados, consolidados e homologados pelos estados e pelo Distrito Federal. Os entes federados que não constam no mapa são os que ainda não enviaram as informações”, escreve em nota.

Foto: reprodução/MJ

De acordo com os dados, dos 1.490 casos registrados na Bahia, cerca de 19,20% foram registrados em Salvador. O Correios argumentou que o confronto armado entre organizações criminosas explicaria o montante de registros na capital. Para o especialista em segurança pública e coronel reformado da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), Antônio Jorge Melo, o número tem uma forte ligação com o combate às facções criminosas.

“Uma coisa está ligada a outra. Quando você está lidando com facções criminosas, inevitavelmente há confrontos [entre elas] e uma boa parte desses homicídios está ligada a essas ações dessas facções criminosas. A partir do momento que as forças de segurança entram em confronto e causam baixa no crime organizado, há uma tendência a diminuir também esses homicídios”, analisa.

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia