O coordenador da 11ª Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN), Ailton Santos, explicou nesta quarta-feira (02) como vai funcionar o programa CNH da Gente, implantado pelo governo baiano para ampliar o acesso à mobilidade, gerar mais oportunidades para a população de baixa renda e garantir isenção das taxas do Detran-BA para a concessão da primeira habilitação, adição ou mudança de categoria, sem custos.

O programa prevê 12 mil vagas gratuitas para obtenção da primeira habilitação nas categorias A e B. Segundo o CIRETRAN, para participar é necessário ter 17 ou 18 anos (quem tem 17 anos pode se inscrever, mas só receberá a CNH ao completar 18), estar matriculado no ensino médio ou curso profissionalizante, possuir renda individual de até meio salário mínimo ou familiar de até dois salários mínimos e estar cadastrado no CadÚnico, Bolsa Presença ou outros programas sociais do governo.
“O programa CNH da Gente é um programa que o Governo do Estado vai disponibilizar CNH para as pessoas do ensino médio, então os jovens do ensino médio e também do curso profissionalizante na Bahia. Serão 12 mil vagas, que é uma oportunidade para a geração de oportunidades de emprego, renda para esses jovens que estão estudando ou que estão saindo da sua formação, terem a oportunidade de poder trabalhar.” afirmou Ailton Santos em entrevista à rádio Andaiá FM.
As inscrições serão feitas por meio de um link que será disponibilizado em breve. Segundo Ailton, uma reunião entre a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a Secretaria de Educação e a Superintendência de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus discutiu os detalhes do processo.
Nesta primeira etapa, será disponibilizado o link oficial para inscrição gratuita. Na segunda etapa, o aluno deve estudar para a prova teórica de legislação (caso o candidato não passe na primeira tentativa, terá uma segunda chance), além de treinamento prático e testes de baliza.
“Você precisa estudar pra fazer as aulas, pra fazer a prova de legislação, pra fazer as balizas. E se você perder, por exemplo, você faz a prova e perde a primeira prova. Você vai poder se inscrever e fazer uma segunda prova pra você ser credenciado a poder receber sua carteira de habilitação.” explicou o coordenador.
Ver essa foto no Instagram