Lucro do FGTS ganha data para ser pago aos trabalhadores; saiba qual

Muitos não sabem, mas desde 2017 a Caixa Econômica Federal distribui entre os trabalhadores o lucro do FGTS.

lucro do FGTS

Os trabalhadores com conta no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) devem receber até o dia 31 de agosto, uma parcela do lucro obtido pelo fundo em 2021. Muitos não sabem, mas desde 2017 a Caixa Econômica Federal distribui entre os trabalhadores o lucro do FGTS.

Em resumo, os brasileiros recebem anualmente parte do rendimento atingido pelo fundo no ano anterior à distribuição. A advogada trabalhista Carla Vianna explica o que motivou essa distribuição dos lucros para os trabalhadores.

“O lucro do FGTS é a soma do acumulo de garantia que vai se multiplicando com o tempo, conforme o juros e rendimentos. Essa regra vem desde 2017 porque os trabalhadores têm o direito de sacar o FGTS e antes a Caixa utilizava esse dinheiro para outros fins. Com a nova regra ela passou a também distribuir entre as contas dos trabalhadores que têm esse fundo de garantia a ser recebido”, diz Carla.

O valor que será distribuído neste ano ainda não foi definido. Em 2021, foi aprovado o repasse de mais de R$ 8 bilhões aos trabalhadores. O valor representou 96% do lucro líquido registrado em 2020.

Vale destacar que o recebimento de parte do lucro do FGTS pelos trabalhadores não muda as regras para saque dos valores.

“Só pode ser sacado devido a demissão por justa causa, aposentadoria, invalidez, por doença grave ou compra de uma casa nova”, completou a advogada.

Os trabalhadores podem consultar o saldo FGTS e o valor do crédito no extrato de sua conta vinculada através do site. Em caso de dúvidas, a Caixa ainda disponibiliza os seguintes contatos: 3004-1104 ou o 0800 726 0104.

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícias.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia