INSS cria central virtual em Libras com experiência piloto em Maceió

Foto: reprodução

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a oferecer atendimento em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, em duas agências em Maceió, no estado de Alagoas. O serviço é remoto e é feito por meio de uma central virtual.

A iniciativa, publicada no Diário Oficial da União, é uma experiência piloto para ampliar a acessibilidade no atendimento do INSS. Se for bem-sucedida, poderá ser expandida para todo o país a partir de fevereiro de 2024.

Para agendar o atendimento, os beneficiários devem entrar em contato com as agências Arapiraca ou Tabuleiro do Martins pelo Meu INSS (aplicativo ou site) ou pela Central de Atendimento 135. No dia e hora agendados, o titular do CPF informado deve comparecer à agência de Previdência Social para acessar o serviço prestado pela Central de Atendimento em Libras (CAL), por videochamada.

A experiência piloto terá duração de 180 dias e passará por avaliação antes de ser implementada definitivamente.



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