Governo brasileiro resgata brasileiros do Haiti em meio à crise humanitária

Brasileiros e uma alemã retirados pelo Itamaraty no Haiti, por razões humanitárias — Foto: Divulgação / Itamaraty

O governo federal do Brasil resgatou sete brasileiros do Haiti nesta quarta-feira (10), em meio à crescente crise humanitária que assola o país. A operação, realizada em dois voos de helicóptero, levou os brasileiros de Porto Príncipe, capital haitiana, para a cidade fronteiriça de Jimaní, na República Dominicana. De lá, o grupo, que incluiu uma cidadã alemã idosa, foi recebido por funcionários da Embaixada em São Domingos e trasladado para a capital dominicana.

Outros 59 nacionais identificados pela Embaixada do Brasil em Porto Príncipe decidiram permanecer no país ou optaram por sair por seus próprios meios.

A retirada dos brasileiros se deu em um momento de extrema violência no Haiti. Uma guerra sangrenta entre gangues armadas já matou milhares de pessoas desde o início do ano. O aeroporto da capital está fechado e o atendimento consular presencial do Brasil foi suspenso há cerca de um mês.

O Haiti é o país mais pobre das Américas e enfrenta uma crise humanitária profunda. Com cerca de 80% da população desempregada e 60% analfabeta, o país vem registrando uma deterioração da segurança pública desde o assassinato do presidente Jovenel Moïse, em julho de 2021. O caso ainda não foi solucionado e há dezenas de suspeitos, incluindo o primeiro-ministro e a esposa de Jovenel, Martine Moïse.

A ação do governo brasileiro em retirar seus cidadãos do Haiti foi elogiada por especialistas em segurança internacional. A medida demonstra a preocupação do governo com a segurança dos brasileiros em um contexto de extrema violência e instabilidade política.

A situação no Haiti continua preocupante e a comunidade internacional busca soluções para a crise humanitária que assola o país. A retirada dos brasileiros é um passo importante, mas ainda há muito a ser feito para garantir a segurança e o bem-estar da população haitiana.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia