Provas do ENEM 2024 serão aplicadas em 3 e 10 de novembro, segundo INEP

Foto: MEC

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta segunda-feira (13) as datas das provas do Enem deste ano em todo o país. De acordo com o cronograma, o exame será realizado ao longo de dois finais de semana, nos dias 3 e 10 de novembro.

Os candidatos terão o período entre 27 de maio e 7 de junho para efetuarem suas inscrições no site da Página do Participante https://enem.inep.gov.br/participante/#!/ . A taxa de inscrição é de R$ 85 e deverá ser quitada entre 27 de maio e 12 de junho. A confirmação da inscrição ocorrerá somente após o pagamento, que pode ser efetuado via PIX, boleto ou cartão de crédito.

Para obter isenção da taxa, o estudante deve cumprir um dos seguintes requisitos: estar cursando o último ano do ensino médio em escolas da rede pública; ter estudado todo o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral na rede particular, com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio; ou estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, com número de identificação social (NIS) próprio.

No primeiro domingo (03 de novembro), serão aplicadas as provas de redação e questões de língua portuguesa, inglês, espanhol e ciências humanas. Já no segundo domingo (10 de novembro), as provas serão de matemática e ciências da natureza. Os horários seguem os mesmos das edições anteriores, com os portões abertos às 12h e fechados às 13h, e o início das provas às 13h30, com término às 19h no primeiro dia e às 18h30 no segundo dia.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção, além de ser um requisito para programas governamentais de auxílio estudantil. Não há como se inscrever no Sisu, no Prouni e no Fies sem ter feito o Enem.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia