Vídeos que anunciam descontos em ar-condicionados da loja Havan são falsos

Conteúdos foram editados usando Inteligência Artificial para enganar consumidores

Foto: Reprodução

São fake news os vídeos que circulam nas redes sociais mostrando o empresário Luciano Hang anunciando descontos em suas lojas, a rede Havan, com vendas que resultariam em doações para as vítimas das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nas últimas semanas. A checagem foi realizada pelo serviço Fato ou Fake do Globo.

Em um dos vídeos manipulados, Hang aparece prometendo doações às vítimas das chuvas no estado. O registro, no entanto, foi editado usando Inteligência Artificial para simular a voz do empresário em um falso anúncio.

“Utilizam a minha imagem, a imagem da nossa empresa com Inteligência Artificial. A voz é minha, mas é tudo falso. Ou seja, as pessoas precisam, quando veem uma oferta muito boa, no caso, 10% do que o produto vale, eles precisam checar do site oficial da empresa ou da pessoa, e ir lá bater se aquela informação realmente é válida”, disse Hang ao Fantástico.

O empresário se refere a um vídeo editado em que sua imagem é usada, além de mostrar diversos aparelhos de ar-condicionado com grandes descontos, cujo valor de venda seria revertido em doações ao Rio Grande do Sul.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia