Rio Grande do Sul lança plano de ajuda a animais

A iniciativa visa fornecer suporte emergencial para animais resgatados

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O governo do Rio Grande do Sul anunciou o Plano Estadual de Ação de Resposta à Fauna, visando estabelecer ações e responsabilidades para o cuidado de animais domésticos, domesticados, silvestres e de produção devido à calamidade pública nos municípios do estado.

Desde o início da calamidade causada pelas chuvas, a Defesa Civil do estado resgatou mais de 12,5 mil animais até esta sexta-feira (31).

Parcerias e Implementação

O Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD-Brasil) será parceiro do estado, coordenando ações de busca, resgate e salvamento de animais.

A plataforma multifuncional do plano foi elaborada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente com apoio de voluntários do GRAD-Brasil, Arcanimal, empresa de microchipagem AnimallTag e o site Pet RS.

Objetivos e Ferramentas

A iniciativa visa fornecer suporte emergencial para animais resgatados, facilitando reencontros com tutores, adoções e lares temporários.

A plataforma reúne informações sobre animais abrigados, permitindo filtragem por endereço e tipo de abrigo. O plano busca também criar um modelo de resposta rápida e eficiente para futuras crises.

Identificação e Adoção

Os animais resgatados serão identificados com medalhas numeradas e de diferentes cores:

  • Vermelha: Animais com tutores conhecidos.
  • Amarela: Animais aguardando identificação do tutor.
  • Verde: Animais aptos para adoção.

A identificação será feita por meio de um aplicativo da AnimallTag, que doará as medalhas. O processo será gerenciado por voluntários da Arcanimal, que auxiliarão na triagem e cadastro dos animais nos abrigos.

Triagem e Reencontro

Os dados cadastrados serão utilizados pelos sites da Arcanimal e Pet RS para facilitar o reencontro com tutores e promover a adoção.

A plataforma permitirá que interessados em acolher um animal por período temporário ou definitivo façam suas escolhas, ajudando a conectar os pets aos novos lares.

O plano é um esforço conjunto para garantir o bem-estar dos animais resgatados e criar um sistema eficiente para situações de emergência futura.

Para mais informações, acesse o site: https://arcanimal.com.br/



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia