Quem trabalhou com carteira assinada ou como servidor público entre 1971 e 1988 pode ter direito a valores esquecidos no antigo Fundo PIS-Pasep. O Ministério da Fazenda anunciou que mais de 10 milhões de brasileiros serão beneficiados, com um total superior a R$ 26 bilhões disponíveis para saque. A média de valores a serem resgatados por pessoa é de R$ 2,8 mil.

A partir do dia 28 de março, o pagamento dos valores estará disponível, e desde 10 de março, o site Repis Cidadão (repiscidadao.fazenda.gov.br) permite que os cidadãos consultem o saldo de suas contas e obtenham orientações sobre o processo de resgates. Para acessar a plataforma, é necessário realizar login com CPF, senha do gov.br e informar o número do NIS (Número de Inscrição Social).
Dependentes e herdeiros também podem acessar os valores, desde que apresentem documentos como certidão PIS/Pasep/FGTS ou, quando necessário, uma autorização judicial para realizar o resgate. Isso facilita o processo para quem não pode acessar diretamente a plataforma.
É importante esclarecer que o Repis Cidadão não está vinculado ao abono salarial PIS/Pasep, que é destinado aos trabalhadores formais de 2023 com renda de até dois salários mínimos. O sistema de resgate do PIS/Pasep atual é uma medida separada e com critérios distintos, diferindo do antigo fundo que será liberado para saque em breve.
Para evitar confusões, o Ministério da Fazenda destacou que o resgate das quantias esquecidas no fundo antigo se destina a uma faixa histórica de trabalhadores, mais especificamente entre 1971 e 1988, enquanto o abono salarial tem foco nos trabalhadores do ano atual e está sujeito a outras regras de elegibilidade.
Com a possibilidade de resgatar valores que muitas vezes eram desconhecidos, essa medida traz uma oportunidade importante para milhões de brasileiros regularizarem ou acessarem esses recursos que ficaram esquecidos por tanto tempo. A plataforma Repis Cidadão está funcionando como um facilitador nesse processo, buscando garantir maior acessibilidade e transparência aos cidadãos.
Tags SEO: fundo PIS-Pasep, resgatar valores esquecidos, repis cidadão, Ministério da Fazenda, saque PIS-Pasep, herdeiros, consulta saldo PIS, abono salarial, PIS-Pasep 2023, como resgatar PIS