A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (10) a Operação Copia e Cola, que apura o desvio de recursos públicos destinados à saúde no município de Sorocaba (SP). Um dos alvos da operação é o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), conhecido por publicações nas redes sociais sobre ações da administração municipal.

Segundo a CNN, agentes da PF cumpriram mandado de busca e apreensão na residência do prefeito, localizada em Sorocaba, no interior de São Paulo.
A investigação teve início em 2022, após suspeitas de irregularidades na contratação de uma Organização Social (OS) para gerenciar serviços de saúde no município. A apuração aponta que houve desvios de verbas públicas e indícios de lavagem de dinheiro por meio de depósitos em espécie, pagamento de boletos e transações imobiliárias.
Mais de 100 policiais federais cumprem 28 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região. As ações ocorrem em cidades paulistas como Sorocaba, São Paulo, Osasco, São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Itu, Votorantim, Araçoiaba da Serra, Socorro e Santa Cruz do Rio Pardo. Um mandado também é cumprido em Vitória da Conquista, na Bahia.
A Justiça determinou o sequestro de bens e valores no montante de até R$ 20 milhões, além da suspensão da OS investigada de firmar novos contratos com o poder público.
Os investigados poderão responder, conforme as responsabilidades apuradas, por crimes como corrupção passiva, corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro, contratação direta ilegal e frustração do caráter competitivo de licitação.
Na semana passada, Rodrigo Manga declarou publicamente que pretende disputar a Presidência da República em 2026, caso o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) concorra à reeleição em São Paulo.