O Departamento de Promoção Social (DPS) da Polícia Militar da Bahia, por meio do Centro Maria Felipa de Valorização da Mulher, está realizando uma série de ações voltadas para o efetivo feminino durante o Carnaval de Salvador.

As atividades oferecidas têm como objetivo promover o bem-estar físico, mental e social das policiais militares que atuarão nos circuitos da festa. As ações incluem sessões de relaxamento, massoterapia, alongamento (com exercícios de recuperação muscular pós-patrulhamento), serviços de beleza como manicure, cabeleireiro e maquiagem, além de orientações e avaliações de enfermagem.
Essas iniciativas estão sendo desenvolvidas em dois pontos de atendimento: no CPM Dendezeiros, uma das bases de alojamento destinadas ao efetivo feminino durante o Carnaval, e na Vila Policial Militar do Bonfim (VPMB).
Criado em 2006, o Centro Maria Felipa tem como missão fortalecer a irmandade entre as policiais femininas, promovendo a saúde física, social, emocional e mental, além de resgatar a ancestralidade por meio de atividades de integração e autocuidado.