Coelba desativa 35 mil ligações irregulares na Bahia no primeiro semestre

A energia recuperada poderia abastecer mais de um milhão de residências por um mês

No primeiro semestre deste ano, a Coelba identificou irregularidades em cerca de 35 mil unidades consumidoras, nas mais de 88 mil inspeções realizadas pela concessionária em todo o estado da Bahia. A energia recuperada nesse período é suficiente para abastecer 1,1 milhão de residências durante um mês ou o município de Vitória da Conquista durante seis meses.

Apenas na capital baiana e Região Metropolitana, foram realizadas mais de 18 mil inspeções, com 9 mil casos de irregularidades desativados.  Esse quantitativo representa energia suficiente para abastecer o munícipio de Porto Seguro durante um mês.

Atuando de forma preventiva, a Coelba conta com uma equipe de inteligência que trabalha ativamente para identificar e retirar as ligações irregulares de energia. A concessionária reforça, ainda, que a ligação clandestina, popularmente conhecida como “gato”, é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro e conta com o apoio de toda a população para realizar denúncias, que podem ser feitas de forma  anônima através do 116 ou dos outros canais de atendimento da distribuidora.

Segurança

As operações de fiscalização que também são realizadas com o apoio da Secretária de Segurança Pública, em todo o estado, tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos e impactos das irregularidades.

A Coelba reforça que quem faz ligação clandestina corre o risco de sofrer acidentes graves, pois envolve a manipulação de circuitos energizados. Os técnicos da Coelba recebem horas de treinamentos específicos para atuar na rede elétrica.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia