Desfile da Independência do Brasil atrai milhares de pessoas em Salvador

Foto: João Souza/ G1

Milhares de baiano foram ao Centro de Salvador, neste sábado (7), para acompanhar o desfile cívico do Sete de Setembro e celebrar os 197 anos da Independência do Brasil. Mesmo com chuva no início da manhã, as ruas foram tomadas por crianças e adultos que acompanharam a passagem das tropas militares e fanfarras estudantis.

Este ano, o Exército ficou responsável pela organização do evento. O desfile teve início no horário previsto, às 9h, quando o chefe do Estado-Maior da 6ª Região Militar, coronel Luiz Eduardo Possídio Santos, passou em revista às tropas e pediu autorização às autoridades para iniciar o cortejo.

Ao som do hino nacional, as bandeiras do Brasil, da Bahia e de Salvador foram hasteadas, pelo governador Rui Costa, pelo coronel do Estado Maior da 6ª Região Militar e pelo prefeito de Salvador, ACM Neto, no Campo Grande.

Depois do hasteamento, o desfile começou e seguiu até a Rua Carlos Gomes, quando já fazia sol. Neste ano, por causa das obras de requalificação na Avenida Sete de Setembro, o desfile cívico foi desviado para a Rua Carlos Gomes até chegar na região da Casa D’Itália.

Os primeiros a desfilar foram os representantes da Marinha. Em seguida, passaram as tropas do Exército e da Força Aérea Brasileira. Com marcha sincronizada e gritos de guerra, o Corpo de Bombeiros também foi muito festejado pelo público.

Fátima Oliveira, de 48 anos, moradora do bairro do Nordeste de Amaralina, comprou uma fantasia de policial do Exército para o filho Magdônio, de 10 anos. O presente foi um pedido do garoto, que insistiu para conhecer o desfile cívico.

“Meu filho me pediu para eu trazer ele, mas falou que só vinha se fosse fantasiado de polícia. Comprei essa fantasia e ele está tirando onda. Já pediu para tirar foto com os policiais e agora está curtindo o desfile”, contou Fátima.

Quem também foi para o desfile pela primeira vez foi o porteiro Felix Pereira, de 45 anos, morador do bairro de Nova Valéria. Acompanhado pela filha Isabela, de apenas 4 anos, ele destacou a importância da data comemorativa.

“Sempre tive vontade de assistir, meus colegas sempre falavam do desfile. Nesse momento em que o Brasil vive, é muito bom vim comemorar a independência do nosso país. Resolvi acordar cedo e trouxe ela (filha)”, destacou.

As Polícias Militar e Civil levaram os armamentos e veículos utilizados em treinamentos para operações especiais. A Guarda Municipal também fez parte do desfile.

Destaque para a passagem dos policiais militares que fizeram acrobacias a bordo das motocicletas da PM e para o carro que soltava água dos Bombeiros, que atraiu olhares atentos e sorrisos de crianças, jovens e adultos.

Também participaram do desfile, alunos das escolas militares, fanfarras estudantis e os funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O cortejo cívico terminou após o meio-dia.

Protesto

Estudantes e apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protestaram contra o governo de Jair Bolsonaro, na manhã deste sábado (7), no Centro de Salvador, logo após a saída do desfile cívico.

Com carros de som e bandeiras, os manifestantes fizeram um protesto pacífico, na Praça do Campo Grande.

Fonte G1 Bahia



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia