Laudo descarta risco de explosão onde água fervente ‘brotava’ de buraco dentro de casa em Feira de Santana

O laudo técnico sobre o buraco onde “brotava” água fervente dentro de uma casa na cidade de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, descartou risco de explosão e desabamento. O imóvel da dona de casa Roseane Conceição, que fica na Rua Alcides Fraga, no bairro Queimadinha, apresentou superaquecimento em alguns cômodos, em outubro.

Conforme o laudo divulgado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), o problema foi causado devido a construção da casa ter sido feita em área de alagamento da Lagoa do Prato Raso, onde há grande quantidade de matéria orgânica. “Esse é ambiente favorável para a formação de turfas”, disse em nota o chefe do Departamento de Educação Ambiental, João Dias.

A turfa em estágio de decomposição, segundo o laudo, libera energia em forma de calor. “Em virtude de a reação ser anaeróbica, ou seja, ocorre na ausência de oxigênio, gera metano”. Este é um gás incolor, inodoro e inflamável.

Ainda de acordo com o laudo, as rachaduras no imóvel também não apresentam risco, uma vez que começaram na parte superior das paredes.

A avaliação foi feita por técnicos da prefeitura com especialistas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. O laudo foi apresentado na última sexta-feira (27).

*G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia