Secretaria de Saúde de Elísio Medrado divulga nota sobre suspeita de Coronavírus que deu entrada no hospital da cidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Elísio Medrado informa que foi notificada na manhã deste domingo (15) a respeito do primeiro caso suspeito do COVID-19.

Trata-se de uma paciente de 34 anos, residente no município de Salvador, com histórico de viagem à São Paulo, a qual deu entrada no Hospital Municipal Maria Lapa Bittencourt neste domingo dia 15/03 com sintomas compatíveis com os da infecção pelo novo Coronavírus. Portanto, a equipe classificou o caso como suspeito. A coleta do material para diagnóstico foi realizada e encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), bem como a notificação a Secretaria de Saúde do Estado (SESAB).

A paciente encontra-se estável e foi orientada a permanecer em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução de contato e respiratório. O monitoramento está sendo realizado pela Equipe de Vigilância Epidemiológica do Município.É importante salientar que todas as medidas preventivas estão sendo tomadas conforme protocolo do Ministério da Saúde, até a conclusão do exame laboratorial que irá confirmar ou não a presença do vírus, visando não apenas o acompanhamento do caso, mas, também a promoção da saúde da paciente.

A SMS informa ainda que as unidades de saúde do município estão vigilantes para a notificação, não apenas de casos suspeitos do novo coronavírus, como também de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus, dentre outras.

É de suma importância que todos adotem hábitos que evitem a transmissão de doenças gripais, como a causada pelo coronavírus e outras doenças respiratórias.

Evitar o contato próximo (a menos de 2 metros) com pessoas que apresentem sintomas de gripes e resfriados; lavar as mãos frequentemente, especialmente depois do contato com pessoas doentes e antes de se alimentar; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, se não estiver de mãos lavadas; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar aglomerações quando estiver doente.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Larissa Barreto destacou que a paciente começou a manifestar os primeiros sintomas no último dia 08. (Reconcavonoar)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia