Salvador, Ipiaú, Feira e outros municípios antecipam feriado para reforçar isolamento

O governador Rui Costa e o prefeito ACM Neto anunciaram nesta sexta-feira (22) a antecipação de feriados para a próxima semana. O dia 24, feriado de São João, e de 2 julho, Independência da Bahia, passam a valer nas próximas segunda (25) e terça-feira (26). Na capital baiana, foi antecipado para a quarta-feira (27) o feriado de 8 de dezembro, quando é celebrada a Nossa Senhora da Conceição da Praia.

Um decreto vai determinar a restrição de atividades na quinta (28) e na sexta-feira (29). No período, poderão funcionar apenas atividades essenciais, como supermercados, farmácias, serviços emergenciais de saúde e agências bancárias. A medida anunciada inclui ainda as cidades de Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Lauro, Candeias, Ipiaú e Camaçari.

Em Salvador, estão mantidas as ações emergenciais de enfrentamento ao novo coronavírus, como testagem nos bairros, distribuição de máscaras, medição de temperatura e desinfecção das ruas.

“São municípios com maior número de pessoas contaminadas. (…) Esperamos com isso derrubar para baixo de 5% a taxa de contágio. Hoje, exceto Jequié, estamos no patamar de 5%. Apesar de ser número mais baixo, implica em demanda crescente”, explicou Rui.

De acordo com o governador, na última quinta-feira (21) foi feita projeção para a ocupação dos leitos de UTI na capital baiana na próxima semana. Se considerado o número de pessoas já internadas, além daquelas que aguarda regulação, se chegaria à necessidade de 500 leitos para dar conta da demanda.

Possibilidade de retomada na economia

O prefeito ACM Neto defendeu a necessidade de uma medida como essa, para que seja encurtado o processo de retorno das atividades econômicas. Em diálogo com segmentos econômicos sobre protocolos de retorno e medidas necessárias para a retomada das atividades, o democrata sugeriu que é possível que algumas atividades voltem à ativa.

Para tanto, é preciso que haja queda na taxa de transmissão e no número de novos casos.

“Estamos antecipando três feriados que caem em dias de semana. Seriam feriados sem atividade econômica, e estamos antecipando para três dias de semana. O sacrifício serão dois dias, quinta e sexta-feira. Tudo isso foi objeto de nossa atenção e cuidado”, afirmou.

Deve ser enviado à Câmara Municipal de Salvador, ainda nesta sexta, um projeto que pede a antecipação do feriado de 8 de dezembro.

*Bahia.Ba



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia