Túneis de desinfecção do Senai Cimatec são implantados em mais três hospitais na Bahia

 

T

rês túneis de desinfecção do Senai Cimatec foram implantados pelo Governo do Estado, nesta quinta-feira (25), nos hospitais Santa Clara (Salvador), São Pedro (Remanso) e Regional Mário Dourado Sobrinho (Irecê). Os túneis, que já estão implantados em 29 unidades de Saúde em toda a Bahia, são voltados para o uso dos profissionais de Saúde devidamente paramentados com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

“Estes são equipamentos que ampliam a segurança dos profissionais que estão na linha de frente no atendimento de pacientes com sintomas da Covid-19. São utilizados para que possam se desparamentar dos seus EPIs sem correr risco de contaminação”, destaca o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

Os túneis foram desenvolvidos sob a supervisão do infectologista Roberto Badaró, pesquisador chefe do Instituto de Tecnologia da Saúde do Senai Cimatec. O desinfetante utilizado (hipoclorito) já é amplamente recomendado e utilizado, por décadas, para uso na desinfecção de superfícies de ambientes hospitalares e domiciliares, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e órgãos internacionais de saúde, inclusive com eficácia comprovada para o novo Coronavírus.

O Hospital Santa Clara é para atendimento exclusivo da Covid-19 e possui 59 leitos, sendo nove de Terapia Intensiva (UTI) e 50 de enfermaria. Já o Hospital São Pedro, em Remanso, dedica 10 leitos de UTI e 30 clínicos aos cuidados de pacientes com diagnóstico de Coronavírus.  O Hospital Regional Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, é a principal referência na região Centro-Norte do estado, com cinco leitos de Terapia Intensiva e cinco clínicos para atender aos pacientes positivos de Coronavírus.

Além destas unidades de Saúde, os equipamentos também foram implantados no Instituto Couto Maia, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vale dos Barris, UPA de Ipiaú, UPA de Porto Seguro, UPA de Itaberaba, hospitais Santo Antônio (Obras Sociais Irmã Dulce), Espanhol, Subúrbio, Ernesto Simões Filho, Martagão Gesteira e o hospital de campanha da Arena Fonte Nova, em Salvador, além do Costa do Cacau, em Ilhéus, Calixto Midlej Filho, em Itabuna, São Vicente e Prado Valadares, em Jequié, Riverside, em Lauro de Freitas, das Clínicas de Conquista e Geral de Vitória da Conquista, Geral de Itaparica, da Chapada (Seabra), Dantas Bião (Alagoinhas), Geral Clériston Andrade (Feira de Santana), Regional de Santo Antônio de Jesus, Amec (Camacã), Geral do Oeste (Barreiras) e o hospital de campanha de Teixeira de Freitas.

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia