Com sinais de maus tratos, 66 filhotes de shih tzu são apreendidos na Bahia

Uma denúncia de abandono de três filhotes de cachorro levou à apreensão de 66 filhotes da raça shih tzu na BR-242, na região de Tanquinho de Lençóis, perto de Itaberaba. Com sinais de maus tratos e sem documentação válida, os animais seriam vendidos em petshops de Salvador, além de outras cidades, afirmou o motorista.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recebeu a denúncia na tarde da sexta-feira (28) de que um homem havia abandonado os três filhotes na rodovia. Imediatamente, a equipe saiu em busca do veículo que era usado, um Prisma, localizado na altura do KM 250.

No carro, dirigido por um homem de 56 anos, estavam amontados os 63 filhotes, em 13 caixas de plástico e uma de papelão, espalhadas pelos bancos e porta-malas. Debilitados, os animais tinham sinais de desidratação.

O motorista confirmou que tinha abandonado três animais no percurso – que também foram resgatados. Ele apresentou algumas cadernetas de vacinação, alegando serem dos animais que levava. Entregou também uma cópia de um atestado sanitário para trânsito de cães e gatos, mas não soube dizer onde estava o original.

O suposto documento não tinha informações claras e não dizia a quantidade de animais a serem transportados, além de não de haver nenhuma vinculação direta com os cães no veículo.

O motorista contou que trazia os animais de Goiânia (GO) para venda em petshops de Salvador, Recife e Petrolina, as duas últimas em Pernambuco.

A situação foi considerada maus tratos de animal doméstico, crime previsto na Lei Ambiental. Um termo circunstanciado foi lavrado para o homem,que foi liberado em seguida.   Os animais foram encaminhados para órgão ambiental competente.

Fonte: Correio



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia