Queimadas já atingiram cerca de 400 Km de vegetação na Bahia em 2020

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) já registrou queimadas em pelo menos 400 Km de vegetação na Bahia, somente neste ano. Em todo ano de 2019, os incêndios atingiram 90 Km de extensão no estado.

Conforme os dados do Inpe, a maior parte atingida pelo fogo está na região oeste, onde fica a cidade de Barra, na qual um incêndio é debelado há duas semanas.

Somente neste ano, já foram identificados 3.194 focos de calor a Bahia. A maioria deles ocorreu em Formosa do Rio Preto (300). Outras cidades com números acentuados são: Jaborandi (160), São Desiderio (143), Barra (122), Muquém do São Francisco (120) e Coretina (99), todas no oeste da Bahia.

Entre os fatores que contribuem para a situação estão o calor, a baixa umidade relativa do ar e a falta de chuvas. No entanto, alguns incêndios começam também por causa da ação do homem.

“Noventa e nove por cento da causa de um incêndio florestal são causados pelo homem”, disse Leonardo Cedraz, major do Corpo de Bombeiros.

Incêndio em Barra

O fogo começou a atingir a vegetação na cidade de Barra no dia 15 de setembro. Não há registro de feridos. A parte crítica do incêndio já é considerada sob controle por bombeiros e brigadistas que estão no local.

As chamas atingiram seis comunidades da zona rural de Barra e, na última quarta-feira (23), chegou perto de algumas. Os moradores precisaram deixar os imóveis temporariamente, mas já retornaram. Segundo os bombeiros, a área atingida pelas chamas passa dos 1.500 hectares, mas os dados não foram atualizados.

Na semana passada, no norte do estado, tiveram queimadas em Juazeiro e Pilão Arcado. O fogo também chegou ao parque nacional da Chapada Diamantina, mas foi contido por voluntários.

Um incêndio atingiu também uma área de vegetação na Estrada Velha de Mutans, distrito de Guanambi, cidade no sudoeste da Bahia, no domingo (27). As chamas destruíram cerca de 90 hectares de vegetação, o que equivale aproximadamente 90 campos de futebol. Não houve feridos.

Índice desértico

umidade relativa do ar chegou a 12%, nesta terça-feira (29), nas regiões oeste e sudoeste da Bahia. O índice é considerado desértico pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para as áreas e fez recomendações por causa do risco à saúde.

Na listas das cidades baianas onde os moradores enfrentam calor e tempo seco estão:

  • Barreiras;
  • Barra;
  • Abaíra;
  • Brumado;
  • Caetité;
  • Campo Alegre de Lourdes;
  • Tabocas do Brejo Velho;
  • Xique-Xique.

No caso de queimadas, a população pode ligar para Corpo de Bombeiros (193) e para a Defesa Civil (199).

As recomendações do Inmet para evitar prejuízos à saúde são:

  • Beba bastante líquido;
  • Atividades físicas não são recomendadas;
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
  • Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia