Ilhéus e Seabra são melhores cidades para envelhecer na Bahia, mostra estudo

 

Ilhéus, no litoral Sul da Bahia, e Seabra, na Chapada Diamantina, são apontadas como as melhores cidades do estado para envelhecer. É o que mostra um indicador elaborado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon. A maior parte das cidades do Brasil com melhores condições de vida para idosos estão localizadas no estado de São Paulo. Na Bahia, 16 cidades participaram da análise no grupo de cidades maiores, e 58 entre as menores. O ranking é formado a partir do Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL). O indicador considera dimensões como cuidados de saúde, bem-estar, finanças, habitação, educação e cultura, além de indicadores gerais de desemprego, expectativa de vida e violência.

Ilhéus aparece com o melhor Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade e se destaca entre as cidades grandes da Bahia. O IDL da cidade do litoral sul é de 102. Salvador aparece em seguida na lista baiana com 157.A pior cidade da Bahia, entre as incluídas no estudo, é Camaçari. Que ficou com IDL 269.

Entre as menores, Seabra aparece com o melhor indicador e 345 no IDL geral. Seguida por Guanambi (350), Itapetinga (354), Brumado (367), Santo Antônio de Jesus (368), Jacobina (370), Santaluz (372), Livramento de Nossa Senhor (373), Amargosa (378), Senhor do Bonfim (384), Cruz das Almas (385) e Macaúbas (386).  Na ultima posição neste grupo aparece Entre Rios com IDL Geral 586.

Para a pesquisa foram selecionadas as mil cidades mais populosas do Brasil. Para a análise elas foram divididas em dois grupos: as 300 maiores e as 700 menores. Devido a falta de dados disponíveis para as análises comparativas, o número de cidades avaliadas caiu de mil para 876, que foram divididas em 280 cidades maiores e 596 menores, explica reportagem da Agência Brasil.

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia