Bruno Reis anuncia chegada de 40 respiradores, abertura de leitos de UTI e previsão de vacinar idosos a partir de 74 anos

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou durante coletiva nesta terça-feira (16) que 40 novos respiradores chegaram à cidade. Com isso, novos leitos de UTI serão reabertos nesta semana.

De acordo com o prefeito, dos 40 equipamentos, 25 são de cabeceira e 15 de transporte. Os de cabeceria serão divididos entre os hospitais Salvador e de campanha de Itapuã, enquanto os de transporte serão enviados a UPAs e Samu.

Com isso, o prefeito anunciou a abertura de 20 novos leitos de UTI em Salvador, ainda nesta semana, e mais 10 na próxima.

“Faltávamos abrir 10 leitos de UTI no Hospital Salvador, e vamos abrir essa semana. Com isso, vamos chegar à capacidade máxima do Hospital Salvador. O hospital de campanha de itapuã, que entregamos na sexta, e na sexta mesmo começamos a funcionar, com 10 leitos de UTI e 40 de enfermaria. Duramente fim de semana, ocupamos ele na totalidade mas, quando montamos esse hospital de campanha, já colocamos nos leitos toda a infraestrutura pois, se já tivéssemos mais respiradores, conseguiríamos transformar os leitos de enfermaria em leitos de UTI. Nessa semana, vamos pular pra 20 leitos de UTI, e na semana que vem, mais 10”, falou Bruno Reis.

Números da Covid em Salvador e vacinas

Durante a coletiva, o prefeito falou também sobre os números da pandemia na capital baiana e disse que as medidas restritivas já começaram a dar resultados.

“Quando iniciamos em 27 de fevereiro essas medidas de isolamento social, onde suspendemos o funcionamento de serviços não essenciais, tínhamos Fator RT (taxa de transmissão) de 1,27, e caiu para 1,15. Houve uma redução no Fator RH, houve uma redução expressiva no número de casos ativos. Em 26de dezembro, tínhamos 2.912 casos ativos em Salvador, e nós temos hoje 1.565″, destacou bruno reis, que chamou atenção, contudo, que a pressão no sistema de Saúde continua alto.

“Vejam que as medidas de isolamento estão dando certo. Estão evitando que mais pessoas contraiam o vírus em nossa cidade. Os números já estão demonstrando isso. O q infelizmente não está ocorrendo ainda, mas vai chegar esse momento, é a pressão sobre o sistema de Saúde”, falou.

O prefeito ainda adiantou que, na segunda-feira (15), o Instituto Butantan disponibilizou 3,8 milhões de doses para o Ministério da Saúde. Com isso, ele espera iniciar na quarta-feira (17) a vacinação de idosos a partir de 74 anos.

“Essas doses serão distribuídas durante o dia de hoje. Ainda estamos aguardando o horário da chegada. Nossa expectativa é iniciar amanhã a vacinação dos idosos de 74 anos na nossa cidade”, afirmou.

*G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia