Novo tremor de terra é registrado em Jacobina; é o quarto abalo na cidade neste ano

Novo tremor de terra é registrado em Jacobina — Foto: Reprodução/TV Bahia

Um tremor de terra de magnitude preliminar de 1.2mR, considerado de intensidade baixa, foi registrado na cidade de Jacobina, no norte da Bahia, na noite de segunda-feira (29). A identificação foi feita pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis) e foi o quarto abalo registrado no município somente este ano.

No dia 18 de março, dois tremores, com magnitude de 2.2 mR e 1.7 mR, ocorreram em Jacobina. Em 3 de fevereiro, mais um abalo, desta vez de 2.7 mR, ocorreu na região. Este, de intensidade mais alta, chegou a ser escutado pelos moradores da cidade.

Abaixo de 2 mR, os tremores são captados somente pelos sismógrafos. Entre 2.1 e 4 pontos de magnitude, o impacto é semelhante à passagem de um veículo pesado.

A estação que mede os abalos sísmicos localizada mais perto de Jacobina está instalada na cidade de Ponto Novo, cerca de 60 km distante. O LabSis informou que não houve registros de novos abalos nesta terça-feira e não há relatos de moradores que tenham escutado ou sentido o tremor.

Algumas pessoas, no entanto, dizem que são comuns sentir leves tremores e escutar barulhos como se fosse de explosões. De acordo com os moradores, os sons podem ser atribuídos a explosões provocadas por uma empresa que atua na extração de minérios no município.

O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica da região Nordeste do país em tempo real.

G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia