Salvador tem 129 pacientes com Covid-19 aguardando regulação: “Pior cenário”, diz prefeito

Arquivo BNews

O prefeito Bruno Reis (DEM) disse, na manhã desta quinta-feira (11), que Salvador vive, agora, o pior momento desde o início da pandemia, com 129 pacientes infectados com Covid-19 aguardando a regulação para UTIs de hospitais públicos e privados. “É o recorde da pandemia desde a chegada das novas variantes na cidade”, disse.

Ainda segundo o democrata, com as medidas adotadas na capital baiana, já é possível notar uma queda em novos casos, mas que não é suficiente para o relaxamento das restrições. “Na Bahia, temos 447 pessoas aguardando a regulação e as UTIs do Estado estão com média de 90% de ocupação”, afirmou.

Para tentar conter o avanço da Covid-19 e ampliar o tratamento dos casos graves, Bruno Reis inaugurou, nesta quinta, a Unidade de Tratamento na Unidade Básica de Saúde de Pirajá. De acordo com ele, o espaço vai funcionar sete dias por semana e por 24 horas. “É como se fosse uma UPA avançada, com leitos de observação, onde podemos fazer a estabilização de pacientes”, explicou.

Os espaços também contam com enfermarias, oxigênio, cateter, infusor, e podem ser utilizados, ainda, para possibilitar e entubar de pacientes, enquanto a regulação é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde. Em Salvador, serão quatro UBS transformadas, em Pirajá, Itapuã, IAPI e Imbuí.

*Bnews



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia