Conceição do Almeida, Nazaré e mais 30 cidades identificam frascos de vacina com quantidade menor de doses

Frascos de vacinas CoronaVac e Astrazeneca com quantidades menores de imunizante que as descritas na embalagem foram identificados em Conceição do Almeida, Nazaré, Amargosa, Governador Mangabeira, Aratuípe e mais 27 municípios da Bahia.
A situação foi notificada à Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). O problema também ocorreu com pelo menos sete cidades do Paraná e em Goiás.
A Prefeitura de Salvador informou que também recebeu cerca de 21.400 frascos da vacina Coronavac com rendimento inferior ao descrito no rótulo.
Foram identificados frascos com rendimento de até seis doses. O caso foi notificado ao Ministério da Saúde por meio do Notivisa (sistema desenvolvido pela Anvisa), segundo informou a prefeitura da capital baiana.
A situação se repete em Lauro de Freitas, cidade região metropolitana de Salvador. Segundo a prefeitura, os frascos estão chegando com uma média de duas doses a menos.
De acordo com a Sesab, 98 notificações de suspeita de queixa técnica por dose (volume) menor que o declarado no rótulo das vacinas para Covid-19 de cidades baianas foram lançadas no Notivisa, entre 2 de fevereiro e no último dia 10 de abril deste ano.
Ainda de acordo com o órgão estadual de Saúde, das notificações, 86 (87,8%) são relativas as vacinas Coronavac e 12 (12,2%) a vacina Oxford/Astrazeneca.
Conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Coronavac está autorizada em frascos de 10 doses de 0,5ml. Já a vacina da Fiocruz e também da Astrazeneca estão autorizadas em frascos de cinco doses de 0,5ml.
A Secretaria de Saúde da Bahia detalhou que 84 das 98 notificações já estão em processo de investigação.
Além de Conceição do Almeida, Nazaré, Amargosa, Governador Mangabeira, Aratuípe e Salvador, o registro de frascos com menor rendimento aconteceu nas cidades baianas de Iramaia, Umburunas, Malhadas de Pedras, Mucugê, Nazaré, Buerarema, Presidente Jânio Quadros, Chorrochó, Várzea do Poço, Amargosa, Baianópolis, Governador Mangabeira, Milagres, Cordeiro, Caetanos, Tabocas do Brejo Velho, Ibitiara, Madre de Deus, Araci, Serrinha, Morro do Chapéu, Teofilândia, Conceição da Feira, Brejões, Heliópolis e Piraí do Norte.
Até esta segunda-feira (12/4), 2.036.242 pessoas receberam a primeira dose da vacinas contra a Covid-19 na Bahia. Deste total, 1.051.280 pessoas foram vacinadas com a segunda dose. Com informações do G1 Bahia


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia