Inema detecta desmatamento em área equivalente a 590 campos de futebol no interior da Bahia

Inema detecta desmatamento em área equivalente a 590 campos de futebol no interior da Bahia

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) detectou desmatamento ilegal em aproximadamente 589 hectares, que equivalem a aproximadamente 590 campos de futebol em 19 municípios do interior da Bahia. A ação fez parte da segunda fase da Operação Mata Adentro, realizada entre segunda-feira (17) e sexta (22)

As áreas desmatadas foram confirmadas a partir de fiscalizações nas regiões Oeste, Chapada Diamantina, Norte, Litoral Sul e Extremo Sul, e em 61 imóveis rurais. De acordo com o Inema, na operação. as equipes apreenderam alguns equipamentos utilizados no corte das árvores, além de mais de 3.550 estacas de madeiras provenientes do ilícito ambiental e emitiu autos de infração para a interdição das atividades. As multas serão posteriormente lavradas pelo órgão ambiental e podem ultrapassar a mais de R$ 500 mil, informou o instituto.

“Em uma única propriedade localizada no município de Carinhanha, que fica nas margens do Rio São Francisco, foi realizada a demolição de mais de 20 fornos que estavam sendo utilizados para a produção ilegal de carvão vegetal. Na grande maioria das propriedades, as áreas suprimidas estavam sendo convertidas para uso agrícola”, disse o diretor de Fiscalização (DIFIS) da autarquia, Marcos Machado.

O Inema acrescentou que, para fazer denúncias, o cidadão pode informar ocorrências pelo número 0800 071 1400 ou pelo e-mail [email protected].



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia