Cruz das Almas: Prefeitura investe na informatização das unidades de saúde e implanta prontuário eletrônico

Prefeitura investe na informatização das unidades de saúde e implanta prontuário eletrônico

As unidades de saúde de Cruz das Almas começaram a substituição dos registros físicos de papel pelo Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). A nova ferramenta é um software onde ficam armazenadas todas as informações clínicas e administrativas dos pacientes de cada unidade.

Para permitir a implantação do PEC em todos os serviços de Atenção Básica do Município, a Prefeitura já entregou 52 novos computadores para as unidades, incluindo as unidades básicas de saúde (UBS) e as unidades de saúde da família (USF). A expectativa é de que, em breve, mais equipamentos sejam distribuídos.

De acordo com a secretária de Saúde, Kaliane Ferreira, o objetivo da informatização é modernizar e organizar o funcionamento dos serviços oferecidos à população. “Esse sistema vai trazer melhorias contínuas para os serviços de saúde, além de facilitar e acelerar o fluxo de atendimento nas unidades”, afirma.

As informações coletadas pelos agentes de saúde durante as visitas domiciliares e registradas nos tablets também já estão integradas com a plataforma digital, que é disponibilizada por meio do Sistema e-SUS Atenção Básica, do Ministério da Saúde. Para a enfermeira Dandara Coni, da USF da comunidade do Vilarejo, o prontuário eletrônico facilita o acompanhamento dos dados e favorece a territorialização das pessoas acompanhadas pela equipe.

“A gente consegue ter um histórico completo do paciente, onde ficam registrados os medicamentos, consultas, problemas de saúde ativos e outras informações. Além disso, o PEC possibilita a otimização de nossas demandas de forma rápida”, comenta Dandara.

Além da implantação da ferramenta e da entrega dos computadores, a Prefeitura distribuiu 147 novos tablets aos agentes comunitários de saúde neste ano. Essas ações buscam aperfeiçoar os serviços de saúde através de investimentos na modernização e melhoria das condições de trabalho.

Fonte: Ascom – Prefeitura de Cruz das Almas



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia