Novembro Negro: Prefeitura de Cruz das Almas divulga programação de atividades para o mês da consciência negra

Imagem: Divulgação/ Prefeitura de Cruz das Almas

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Políticas Especiais, vai promover diversas atividades no Novembro Negro, mês dedicado ao debate sobre igualdade racial e combate ao racismo. Com o tema: ‘Reflexão e Luta Por Igualdade e Respeito’, a programação conta com palestras, apresentações culturais, desfile da beleza negra, manifestação artística e uma feira afro-brasileira.

As atividades começam no próximo dia 12, às 09h, com um evento de abertura na Biblioteca Municipal Carmelito Barbosa Alves. No mesmo local, a Coordenadora do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, Maíra Vida, ministrará no dia 16, às 14h, a palestra ‘Diálogos sobre Intolerância Religiosa e Racismo. Que toda crença pratique respeito’.

Entre 17 e 20 de novembro será realizada uma Feira Afro-brasileira na Praça Senador Themístocles. A atividade pretende desenvolver a reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil a partir da exposição de artigos e produtos e de apresentações culturais afro-brasileiras.

Já para o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, estão sendo preparadas apresentações artísticas e outras atividades especiais. “Nosso objetivo maior é assegurar políticas públicas afirmativas e o orgulho da identidade negra. A programação vai destacar a importância da cultura afro-brasileira e as lutas de enfrentamento ao racismo”, explica a secretária de Políticas Especiais, Fernanda Fonseca.

O tradicional Desfile da Beleza Negra ocorrerá no dia 19 de novembro, às 16h, com a participação de alunos do Ensino Fundamental II da rede municipal. Além disso, no dia 23, às 10h, está programada uma palestra de saúde da população negra na Comunidade Quilombola Vila Guaxinim e no dia 30 acontecerá uma manifestação artística de grafite.

Confira a programação completa:

12/11
09h – Abertura do Novembro Negro
Local: Biblioteca Municipal.

16/11
14h – Palestra | Tema – Diálogos sobre Intolerância Religiosa e Racismo. Que toda crença pratique respeito.
Palestrante: Maíra Vida, coordenadora do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), advogada, co-fundadora do AGANJU – Afro Gabinete de Articulação Institucional e Jurídica Negra por Direitos, conselheira estadual OAB-BA, e presidente da Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa da OAB-BA.
Local: Biblioteca Municipal

17 a 20/11
A partir de 09h – Feira Afro-brasileira
16h – Apresentação Cultural
Local: Praça Senador Themístocles

19/11
A partir de 09h – Feira Afro-brasileira
16h – Desfile da Beleza Negra
19h – Apresentação Cultural
Local: Praça Senador Themístocles

20/11
A partir de 09h – Feira Afro-brasileira
Programação especial

23/11
10h – Palestra | Tema – Saúde da População Negra e seus Determinantes Sociais.
Palestrante: Luciene Fagundes, enfermeira, especialista em anemia falciforme e ex-coordenadora de Saúde da Câmara Técnica do Recôncavo.
Local: Vila Quilombola Guaxinim

30/11
14h – Manifestação Artística – Grafite

Ascom – Prefeitura de Cruz das Almas



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia