Seis praias estão impróprias para banho em Salvador; confira quais

Foto: Setur

Seis praias estão impróprias para o banho neste fim de semana em Salvador. Segundo o balanço foi  divulgado nesta ontem (5) pelo Instituto do Meio-Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), os banhistas devem evitar as praias de São Tomé de Paripe (em frente à casa Vila Maria, ao lado da rampa de acesso à praia);Tubarão (em frente ao conjunto habitacional abandonado, próximo à antiga fabrica de cimento);Periperi (na saída de acesso à praia, após travessia da via férrea);Pedra Furada (atrás do Hospital Sagrada Familia, em frente à ladeira que dá acesso à praia); Porto da Barra (na Avenida Sete de Setembro, em frente à Rua César Zama, junto à escada de acesso a praia) e Boca do Rio (em frente ao posto Salva Vidas).

De acordo com o Instituto,a balneabilidade é considerada Imprópria quando a densidade de E. coli for superior a 800 UFC/100 ml, em duas ou mais amostras, de um conjunto de cinco semanas, coletadas no mesmo local ou o valor obtido na última amostragem for superior a 2000UFC/100ml.

Mesmo apresentando baixas densidades de bactérias fecais, uma praia pode ser classificada na categoria Imprópria quando ocorrerem circunstâncias que desaconselhem a recreação de contato primário, como: derramamento de óleo, extravasamento de esgoto, ocorrência de maré vermelha, floração de algas potencialmente tóxicas ou outros organismos e surtos de doenças de veiculação hídrica.

O Inema recomenda aos usuários das praias que ao observarem presença de óleo evitem fazer a utilização das mesmas e não toquem, nem removam os resíduos encontrados.

 

*Metro1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia