Cidades atingidas pelas chuvas na Bahia pedem doações de medicamentos, água e voluntários

Ubaira1
ubaira2
ubaira3
ubaira4
Ubaira5
ubaira6
ubaira7
Ubaira8

Com a água dos rios baixando, cidades atingidas pelas chuvas no extremo sul e no Vale do Jiquiriçá começam a entrar na fase de limpeza e assistência aos desabrigados e estão apelando por doações.

Com prédios públicos e estoques afetados, prefeituras estão pedindo produtos como medicamentos, insumos, comida e água mineral, além de solicitar que profissionais de saúde e voluntários ajudem no apoio às vítimas das maiores enchentes do século no estado.

“Em alguns locais, 100% de todo o medicamento e de todas as vacinas foram perdidas, porque algumas secretarias municipais de saúde e os depósitos de medicamentos ficaram embaixo d’água completamente”, afirmou o governador Rui Costa (PT). O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, prometeu enviar insumos e vacinas para o estado.

Segundo o último balanço do governo, as chuvas já deixaram 24 mortes, mais de 360 feridos, 31.405 desabrigados e 31.391 desalojados. O número de municípios afetados chega a 116, sendo que 100 deles já decretaram situação de emergência.

Ao Blog do Valente, o prefeito da cidade de Ubaíra, Lúcio Monteiro disse que o momento é bastante dramático e as principais providencias está em acolher as famílias afetadas e no momento a prefeitura está mobilizada na limpeza da cidade.

A energia foi restabelecida em parte do município e também a comunicação  por telefone. O fornecimento de água permanece suspenso.

Conforme o prefeito, os desalojados estão em escolas ou em casas de parentes e vem recebendo apoio e acolhimento de igrejas e doações de cidades vizinhas.

Em relação ao apoio do governo do estado, Monteiro disse que um helicóptero de resgate foi cedido para a retirada de pessoas de locais afetados pelas enxurradas.

Já pelo governo federal, o Ministro da Cidadania João Roma esteve na cidade e mandará recursos para a reconstrução da cidade.

O governo da Bahia anunciou  que vai lançar um auxílio financeiro para as famílias atingidas, dentro do programa Estado Solidário. O valor da ajuda ainda será definida e divulgada.

A Secretaria de Saúde da Bahia também lançou campanha para garantir o estoque e evitar desabastecimento de sangue ao atender os pacientes vítimas da tragédia.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia