‘Mãe Salvador’: SMS entrega cartões de transporte a gestantes para o pré-natal

Foto: reprodução

A Secretária de Saúde de Salvador (SMS) iniciou nesta quarta-feira (9) a entrega de cartões de transporte público para gestantes, como forma de garantir o comparecimento nas consultas de pré-natal. A ação faz parte do programa “Mãe Salvador”, lançado no último dia 18.

Até o momento, mais de 2,6 mil grávidas foram cadastradas no benefício, segundo a secretaria. A entrega dos bilhetes foi realizada no 5° Centro de Saúde, na Avenida Centenário. Agora, as gestantes contempladas contam 30 passagens de ônibus, número que pode variar de acordo com o tempo gestacional.

Em nota, a SMS disse ter como meta alcançar 70% das gestantes com sete ou mais consultas de pré-natal, com objetivo de reduzir a mortalidade materna na cidade. Dados levantados pela secretaria apontaram que as gestantes pretas e pardas possuem uma maior dificuldade em realizar, pelo menos, sete consultas de pré-natal – número indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“O objetivo do programa é ampliar a assistência pré-natal, parto e puerpério das mulheres residentes em Salvador, facilitar o acesso dessa gestante ao serviço público de saúde, por meio do transporte público, mediante cadastramento junto à SMS, além de garantir consultas pós-parto para mães e bebês, bem como acesso ao teste do pezinho, por exemplo”, declarou o subsecretário da Saúde, Décio Martins.

Fonte: Bahia Notícias



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia