Receita Federal faz operação de combate à sonegação, lavagem e desvio de dinheiro público da área de saúde na Bahia

receita

A Receita Federal cumpre 14 mandados de buscas e apreensão, nesta quinta-feira (9), em operação de combate à sonegação, lavagem e desvio de dinheiro público da área de saúde. A ação é realizada nas cidades de Salvador, Camaçari e Lauro de Freitas, e conta com apoio da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União.

Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Especializada Criminal da Seção Judiciária da Bahia e são cumpridos em residências e em empresas ligadas ao esquema, cujos nomes não foram divulgados. A Justiça Federal também decretou o sequestro de bens e o bloqueio de recursos financeiros dos envolvidos.

De acordo com a Receita Federal, as investigações identificaram indícios da prática de crimes contra a ordem tributária, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e fraude à licitação. Além disso, estima-se que, por causa do esquema, deixou de ser feito um lançamento tributário de meio bilhão de reais, apenas entre os anos 2017 e 2018.

Durante as fiscalizações, os auditores-fiscais identificaram que um instituto utilizava “laranjas” para disfarçar o repasse de dinheiro em benefício de seus dirigentes, o que resultou na representação pela suspensão da imunidade tributária do local no período fiscalizado.

A Receita Federal informou que essas empresas pagavam financiamentos de imóveis e veículos, mensalidades de faculdade e escolas, salários de empregados e outras contas vinculadas aos dirigentes.

Intitulada de “Strike”, a operação recebeu esse nome devido ao fato de terem sido identificadas, de uma vez só, várias empresas em nome de “laranjas” utilizados pela organização investigada para transferência disfarçada de recursos. Participam da ação 15 auditores-fiscais da Receita Federal, 5 analistas tributários, 16 auditores da CGU e 50 policiais federais.

*G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia