Dia Internacional da Mulher: secretarias e órgãos do Governo da Bahia promovem ações; confira

Ao longo de março, governo promove série de atos e eventos para marcar o mês da mulher.
Secretarias e órgãos do Governo da Bahia promovem ações — Foto: Elói Correa

Ao longo de março, o Governo da Bahia, por meio de seus órgãos e secretarias, promove uma série de atos e eventos para marcar o mês internacional da mulher.

A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) vai oferecer atividades voltadas para a promoção da autonomia feminina e combate à violência de gênero. As ações ocorrem em parceria com outras pastas.

“A importância da inserção das mulheres no mercado de trabalho” é o tema da programação que a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) promove neste mês.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) realiza a Feira Março Mulher, na sexta-feira (11), com a oferta de consultas, exames e emissão de documentos. Integrando-se às ações, o Hospital da Mulher iniciou uma ampla programação, no dia 1º de março, com o Espaço Mulher Saúde e Beleza, voltado para pacientes da unidade.

Já a Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, promove, em março, uma programação com atividades alusivas à temática, a exemplo de mini oficinas, palestras e rodas de conversa, além de exibição de filmes.

No Dia Internacional da Mulher, na terça-feira (8), a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) realiza uma solenidade comemorativa, às 9h, no pátio do Quartel do Comando Geral (QCG), no Largo dos Aflitos, em Salvador.

O objetivo é homenagear as policiais militares que trabalham no enfrentamento à violência. A Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam/Brotas) e os Núcleos Especiais de Atendimento à Mulher também promovem ações voltadas para as vítimas de violência doméstica.

Protocolo do Feminicídio

Na SPM, os destaques vão para o retorno das unidades móveis de atendimento à mulher, lançamento do Protocolo do Feminicídio e de edital em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Neste mês de março, as duas Unidades Móveis de Atendimento às Mulheres do Campo retomam as atividades, após um período de interrupção em decorrência da pandemia da Covid-19.

As unidades visitam, ao longo do mês, nove municípios baianos: Salvador, Alagoinhas, Itiúba, Capim Grosso, São Sebastião do Passé, Aratuípe, Nazaré das Farinhas, Itaparica e Riachão do Jacuípe.

Cada unidade possui uma equipe composta por psicóloga, advogada e assistente social, que prestam atendimento e dão orientações sobre violência doméstica e familiar.

O cuidado passa também pela qualificação com a oferta de oficinas. Nesta segunda (7) e quinta-feira (10), mais uma turma de agentes de atendimento da CCR Metrô passa por capacitação.

O objetivo é preparar os profissionais para atuarem no atendimento e enfrentamento à violência de gênero nas estações e vagões, além de buscar um acolhimento mais humanizado às mulheres.

A programação da SPM inclui, ainda, a entrega de veículo para o Centro de Referência e Atenção à Mulher (CRAM) Irmã Dulce, em Salvador, na quarta-feira (9). Na quinta (10) será a vez da inauguração do CRAM de Cachoeira, que também contará com uma unidade móvel.

A SPM e Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) lançam, na segunda quinzena de março, o primeiro volume da Coleção Respeita as Mina.

Resultado da assinatura de um termo de cooperação entre as instituições, ela vai possibilitar a publicação de teses, dissertações, monografias, coletâneas de artigos, estudos e outros documentos com temas relacionados à temática das mulheres.

A obra reúne diretrizes para a prevenção, investigação, e julgamento do feminicídio. O documento é fruto de contribuições das diversas representações e instituições envolvidas e tem como objetivo contribuir para dar celeridade e efetividade na proteção às mulheres em situação de violência.

O desafio é fazer com que o protocolo seja efetivamente incorporado às práticas das instituições.

Feira Março Mulher e Hospital da Mulher

Nesta terça-feira (8), a partir das 14h, a Sesab promove um webnário sobre a saúde sexual e reprodutiva na população feminina, chamando atenção dos profissionais de saúde para uma escuta mais qualificada frente às necessidades de saúde das mulheres. As inscrições para o encontro podem ser feitas neste link.

No dia 11, a Sesab promoverá a Feira Março Mulher, que vai ofertar mais de 10 mil consultas, exames e emissão de documentos para o público feminino. O atendimento fica disponível das 8h às 17h, em frente ao Hospital da Mulher.

De acordo com a secretária da Saúde da Bahia, Adélia Pinheiro, o evento disponibilizará exames de mamografia para mulheres entre 40 e 69 anos, ultrassonografia, eletrocardiograma e raio-x. Também serão oferecidos exames ginecológicos, além de serviços odontológicos e consultas oftalmológicas e com cirurgião geral”.

As atividades programadas incluem ainda serviços de cidadania, a exemplo de emissão de carteira de identidade, inscrição no CPF e cadastramento da biometria no título de eleitor.

Para ter acesso à feira e aos serviços, a usuária deverá usar máscara e apresentar RG, cartão do SUS, comprovante de residência e comprovante de vacinação com as doses em dia.

Já no Hospital da Mulher, nesta terça-feira (8), dentro do Projeto Tantinho de Esperança, serão entregues perucas a pacientes oncológicas. Nos próximos dias 10, 17, 24 e 31 ocorre o ‘Março Lilás’, com rodas de conversa para conscientização sobre o câncer do colo do útero.

Homenagens e teatro da PM

No Dia Internacional da Mulher, a Polícia Militar da Bahia realiza uma solenidade comemorativa, às 9h, no pátio do Quartel do Comando Geral (QCG), nos Aflitos.

Durante a cerimônia, serão homenageadas policiais militares femininas de diversas patentes que são comandantes de unidades e se destacaram pelas conquistas e contribuições sociais, além das coordenadoras e ex-coordenadoras de Valorização da Mulher, programa do Centro Maria Felipa, do Departamento de Promoção Social (DPS).

A solenidade também será alusiva ao evento ‘Força e Mulher: de Felipa para Felipa’, um dos atos comemorativos em relação ao mês da mulher.

Coordenado pelo DPS, por meio do Centro Maria Felipa, o evento será divulgado durante a solenidade, que ocorrerá na quarta (9) e quinta-feira (10), com o objetivo de valorizar e fortalecer a policial feminina dentro da estrutura da PMBA, promovendo bem-estar biopsicossocial e espiritual. A imersão ocorrerá no Centro Militar de Convenções e Hospedagem da Aeronáutica (CEMCOHA)

Já o teatro da PM, grupo composto por policiais militares atores, fará duas apresentações nesta terça-feira (8), na praça de alimentação no Shopping Center Lapa, uma às 14h e outra às 17h. Na quarta-feira (9), o grupo vai se apresentar às 10h, na Urbis Marcelino, na Ilha Itaparica.

Deam e Neams

Nesta terça-feira (8), a Deam/Brotas promoverá uma palestra sobre a violência doméstica no contexto da Lei Maria da Penha, na Praça Mãe Menininha do Gantois, no 3º Piso do Shopping da Bahia, entre as 9h30 e as 11h.

O tema será ministrado pela titular da unidade especializada, delegada Bianca Andrade, as delegadas Lara Candice Santana e Maraci Menezes e a assistente social Rosane Andrade.

Uma ação social também será promovida pela Deam/Brotas no pátio da delegacia, a partir das 14h.

A ‘Tarde de Beleza’, direcionada às mulheres vítimas de violência doméstica assistidas pela unidade especializada e demais moradoras da comunidade, irá oferecer serviços estéticos para elas, desde cortes de cabelo, limpeza de pele, implante de cílios, maquiagem, até massoterapia e designe de sobrancelhas.

Na oportunidade também serão sorteados brindes da Bell Salvador e do salão de beleza Lelas.

No interior do estado, as delegacias e os Núcleos Especiais de Atendimento à Mulher estão com uma programação especial para a semana do Dia Internacional da Mulher.

Na Deam de Teixeira de Freitas, as mulheres atendidas terão aula de defesa pessoal; já no Neam de Santo Antônio de Jesus, as mulheres contarão com consultas médicas e o sorteio de um curso do Senac, além de maquiagem e massagem.

Em Irecê, a Neam irá arrecadar fraldas geriátricas para doação.

Mulher no mercado de trabalho

“A importância da inserção das mulheres no mercado de trabalho” é o tema da programação que a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) promove, ao longo de março, em comemoração ao mês das mulheres.

O objetivo é impulsionar a reinserção profissional de trabalhadoras, promover qualificação profissional com recorte de gênero e oferecer atendimento exclusivo para o público feminino. As atividades ocorrem de forma presencial e on-line, com a parceria da SPM e da União Brasileira de Mulheres (UBM).

A ação tem início nesta terça-feira (8), a partir das 9h, com uma roda de conversa sobre o tema geral do evento, na unidade central do SineBahia, no Terminal de Integração de Pituaçu. Na quarta (9), às 9h, ocorre a oficina “Autoestima da Mulher”, no SineBahia Mulher do Comércio.

As celebrações seguem com uma série de atividades gratuitas de capacitação profissional, na modalidade a distância, exclusivas para o público feminino.

São cursos nas áreas de Inglês, Telemarketing, Office, Atendimento ao Público, Libras e Técnicas de Vendas, além de palestras com os temas Motivação no Universo Feminino; Empregabilidade de Mulheres; Feminismos Plurais; Orientação Trabalhista; Maternidade e Mercado de Trabalho – Direitos Femininos; e Saúde Mental.

Nos dias 14 e 21, respectivamente, o público poderá assistir às lives “Assédio no Mercado de Trabalho” e “O Contexto da Mulher Preta no Mercado – Processo de se Reinventar Profissionalmente”, com transmissão pelo Instagram do SineBahia (@sinebahiaoficial).

Já no dia 15, às 9h, será inaugurada a segunda unidade do SineBahia Mulher, localizada no bairro de Cajazeiras, em Salvador.

A programação inclui também a apresentação do Projeto Profissão Mulher, na unidade central do SineBahia, no dia 22, às 9h, e consultoria para elaboração de currículos, nos dias 24 e 25, das 13h às 16h, na unidade central do SineBahia.

Oficinas e palestras

A Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, promove, ao longo deste mês, uma programação com diversas atividades alusivas à temática “Março mulher”.

Nesta terça (8), às 17h, no canal na internet do Instituto Anísio Teixeira (IAT), será realizada uma palestra com o tema “Panorama atual e perspectivas das epidemias no Brasil”. A atividade será apresentada pela médica infectologista e diretora do Instituto Couto Maia, Ceuci Nunes.

Na quinta-feira (10), às 12h30, no auditório da SEC, a psicóloga Marta Campos fará uma roda de conversa com o tema ‘Valorização e os desafios da mulher no ambiente de trabalho’.

No dia 16, às 15h, também no canal do IAT, será apresentada uma palestra com o tema ‘Violência contra a mulher: como identificar e combater?’, ministrada pela major da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) Teresa Raquel e pela assistente social Beatriz Portela.

Já no dia 17 de março, às 12h30, no auditório da SEC, será exibido o filme “O diabo veste Prada”. A programação será encerrada no dia 24 de março, no mesmo horário e local, com a exibição do filme “Para sempre Alice”.

Bem-estar

Para prestar um reconhecimento especial às servidoras, a Secretaria da Administração do Estado (Saeb), por meio da Coordenação de Valorização do Servidor, realizará um encontro via Teams sobre a prática do bem-estar, nesta terça-feira (8).

A iniciativa será realizada das 8h30 às 9h30. As inscrições podem ser feitas no Portal do Servidor. Vale ressaltar que homens serão bem-vindos para participar das atividades.

Conjuntura política

A Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb) realiza palestra com o tema “O papel político da mulher na conjuntura nacional”, no dia 21, às 9h, Tribuna de Honra do estádio de Pituaçu. O evento é voltado aos servidores do órgão.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia