PRF resgata bovinos e suínos de situação de maus-tratos

Animais estavam sendo transportados em condições precárias dentro de caminhão boiadeiro

 

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia resgataram nesta segunda-feira, 21, um total de 47 animais, entre bovinos e suínos, que estavam sendo transportados em condições precárias no compartimento de carga de um caminhão boiadeiro. O flagrante aconteceu no km 408 da BR-242, em Seabra (BA).

Segundo a PRF, os policiais realizavam fiscalização na rodovia, quando decidiram abordar um caminhão VW/24.280, com placas de Ibotirama (BA). O motorista de 54 anos informou que transportava bezerros e disse que não possuía a Guia de Transporte de Animal (GTA). Ele informou ainda que embarcou os animais na zona rural de Oliveira dos Brejinhos e levaria para uma fazenda na cidade de Iraquara. Após uma revista no compartimento de carga, os policiais encontraram duas vacas, 12 bezerras, 29 bezerros e quatro porcos.

Os animais estavam amontoados e, por isso, o confinamento aglomerado ocasionou a morte de um suíno que provavelmente foi pisoteado pelos animais maiores. Um bezerro também foi encontrado morto. Alguns animais apresentavam cansaço e aparente desidratação.

De acordo com a PRF, não foram apresentados qualquer documentação legal dos animais, como nota fiscal, guia de transporte e comprovação de vacinação.

Ainda de acordo com o órgão, a situação em que se encontravam os suínos se enquadrou no crime de maus tratos de animal domesticado, previsto na Lei Ambiental, que prevê pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil. Também foi acionada a ADAB (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia) para os procedimentos administrativos cabíveis.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia