Secretária de Inovação da Bahia fala da falta de preparo de quem fabrica e vende fogos, “A economia é fundamental, mas precisa preservar a vida”

inovação

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia comentou caso da explosão na tenda clandestina que fabrica fogos na ladeira do Taitinga, em Muniz Ferreira na manhã dessa quinta-feira (17).

Apesar do susto, não houve feridos, já que os funcionários estavam no horário de almoço.

A secretária e engenheira Mara Souza falou, em entrevista ao Programa Levante a Voz na Rádio Andaiá FM, que sempre usa Santo Antônio de Jesus como exemplo quando o assunto é sobre os riscos de trabalhar com explosivos.

O município completou no ano passado, 23 anos da explosão da fábrica de fogos. A tragédia ocorreu às 11h do dia 11 de dezembro de 1998 e deixou 64 pessoas mortas, a maioria mulheres e crianças.

Para Souza, as empresas que trabalham com fabricação e vendas de fogos não têm preparo e não capacitam os profissionais para lidar com determinadas situações.

“É muito preocupante essa situação das produções clandestinas, e até daquelas regulares, mas que não seguem as normas de manejo desse tipo de trabalho. Muitas pessoas não têm opção e terminam indo trabalhar nesses locais e se sujeitam a condições muito precárias, o que é desesperador por conta do risco. Muitas pessoas não têm capacidade de segurança, não sabem o que fazer, quando alguém vai comprar entra nas barracas de fogo com cigarro aceso. Tudo isso é grave”, explicou ao radialista Léo Valente.

Ela salienta a importância da vida que vai além da economia.

“A economia é fundamental na vida das pessoas, mas se a gente não preserva a vida do trabalhador, a gente nunca vai crescer e nunca vai ser um país desenvolvido”, disse.

Sobre a secretária

A engenheira Mara Souza é a nova secretária em exercício de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia. Mara substitui Adélia Pinheiro, médica que ocupava o cargo desde maio de 2019. O anúncio foi publicado no Diário Oficial de sábado (5). Ela já foi diretora de Inovação e Competitividade entre os anos 2015 e 2017 e, atualmente, acumula o cargo de Chefe de Gabinete.

Formada pela Universidade Federal da Bahia em Engenharia Elétrica, a nova secretária possui doutorado em Saúde Coletiva pela Ufba e mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mara já foi assessora na Secretaria da Fazenda, onde desenvolveu atividades na Unidade de Parceria Público-Privada e atuou na Secretaria da Saúde como diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde e assessora especial do gabinete do secretário.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia