26 alunos de escola estadual passam mal após ‘crise de ansiedade’ coletiva durante prova

Estudantes tiveram ‘crise de ansiedade coletiva’ durante aplicação de provas

Estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio  do Recife passaram mal na tarde desta sexta-feira (8), durante uma aplicação de provas.

Segundo o G1, os alunos  foram socorridos pelo SAMU com falta de ar, tremor e crise de choro. Com uma crise de ansiedade coletiva, nenhum deles precisou ser levado para o hospital.

Por nota, o SAMU informou que 16 profissionais em seis ambulâncias e duas motocicletas foram mobilizados para o atendimento.

Especialista explica

A psicóloga Anna Paula Avelar, professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), disse que é impossível não relacionar o que aconteceu na escola com a pandemia da Covid-19.

Para ela, alguns fatores “encadeados” podem ter servido de motivo para que os estudantes tivessem crise de ansiedade.

Anna Paula lembrou que os alunos voltaram a estudar presencialmente após muito tempo tendo aulas e provas remotas e que eles voltaram a ter as mesmas cobranças de antes da pandemia.

“Essa volta não foi gradual e essas cobranças não foram graduais. Alguma situação específica pode funcionar como um gatilho. Vivemos uma pandemia e esses estudantes voltaram a ter aulas e serem cobrados como antes, após quase dois anos fortemente privados desse convívio social”, disse.

A psicóloga afirmou que crises de ansiedade como a vivenciada por alguns dos estudantes servem de alerta. Ela ressaltou que é preciso escutar os sinais que o corpo dá.

O que diz a secretaria

Por nota, a Secretaria de Educação e Esportes informou que os estudantes receberam atendimento médico na unidade escolar e foram liberados após a chegada dos responsáveis.

A secretaria acrescentou que a escola realiza um trabalho voltou a educação socioemocional dos alunos, incluindo a orientação dos jovens e dos responsáveis sobre o tema.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia