Prefeitura de Cruz das Almas inicia projeto de testagem da covid-19 nas escolas públicas

Foto: reprodução

Na última terça-feira (26), a Prefeitura de Cruz das Almas, por meio das secretarias de Saúde e Educação, iniciou o projeto Partiu #Testagem nas Escolas para identificar, monitorar e isolar possíveis casos da covid-19 na comunidade escolar.

A iniciativa é realizada em parceria com a Sesab e é prevista no plano de contingência do coronavírus na fase das aulas 100% presenciais. De acordo com a Secretaria de Saúde, o estudo será feito em uma escola por semana, abrangendo de 10% a 20% da comunidade escolar.
“A testagem tem o objetivo de acompanhar a taxa de contaminação da covid-19. Esse controle é importante para garantir um ambiente seguro para os alunos, trazendo tranquilidade para a população”, afirma a titular da pasta, Kaliane Ferreira.
 O Partiu #Testagem nas Escolas realiza testes rápidos em funcionários e estudantes da rede pública municipal e estadual que estejam assintomáticos e participando das atividades na escola. A testagem começou pelo Colégio Municipal Virgildásio Sena, onde foram realizados 30 testes em colaboradores e alunos com termo de consentimento assinado pelos pais ou responsáveis.
Não houve registros de casos positivos nas amostras coletadas. Realizado por meio da Vigilância Epidemiológica (VIEP) do município, o projeto fornece dados que permitem avaliar a efetividade dos protocolos sanitários.
“Em cerca de 15 minutos o resultado fica pronto. Nos casos positivos, a orientação é que se cumpram as medidas de isolamento e monitoramento dos sintomas”, explica a coordenadora da VIEP, Jucélia Correia.
Fonte: Ascom/Cruz das Almas


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia