Justiça libera ‘guerra de espadas’ em ruas de Senhor do Bonfim

espada
                       Foto ilustrativa: reprodução

O Tribunal de Justiça do Estado (TJ-BA) liberou ‘guerra de espadas’ em três ruas do município Senhor do Bonfim, nesta quinta-feira (23).

A guerra de espadas é uma tradição que ocorre durantes as festas juninas nas cidades de Cruz das Almas, Muritiba e Governador Mangabeira. Contudo, a prática é proibida por lei na Bahia por causa do risco à vida.

Segundo o Bahia Notícias, o Juiz de Direito, 1º substituto da Vara Criminal de Senhor do Bonfim, Tardelli Boaventura, destacou que “Ante o exposto, com fundamento no art. 649 do Código de Processo Penal, CONCEDO em parte a ordem requerida, para determinar que as autoridades policiais civis e militares se abstenham de prender em flagrante pessoas que estejam, no dia 23 de junho de 2022, portando ou empregando o uso do artefato conhecido como “espada” nas ruas que costumam ser palco do evento: ruas Costa Pinto, Júlio Silva e Barão de Cotegipe, na cidade de Senhor do Bonfim”.

A advogada Camila Machado levantou questionamentos sobre a importância histórica da “guerra de espadas” para os moradores locais.

“Como explicar às dezenas, talvez até centenas, de pessoas idosas desta cidade que aquela festa tradicional que elas e os filhos delas sempre participaram agora é crime? Seria possível, a partir de uma nova interpretação das normas legais, feita por alguns agentes do Estado, enquadrar um evento histórico desse como uma ação criminosa?”, perguntou.

Ainda conforme o Bahia Notícias, a determinação da justiça foi encaminhada para a prefeitura, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Juizado da Infância e da Juventude e gerência da Coelba.

 

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícias



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia