CETEP Vale do Jiquiriçá promove ações pedagógicas e solidárias na luta contra o novo Coronavirus*

Em tempos de pandemia do novo Coronavírus, o Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Vale de Jiquiriça, localizado no município de Amargosa, solidifica as parcerias e ações solidárias entre estudantes, pais de alunos e população em geral. Uma das iniciativas foi o repasse de materiais, como luvas, máscaras, toucas, óculos e aventais, ao Hospital Municipal de Amargosa, que pertenciam ao curso técnico em Enfermagem da instituição.
Além disso, a diretora do CETEP, Joelma Cristina Rebouças, destaca que a instituição vem agilizando a emissão de documentos de estudantes que concluíram o curso técnico em Enfermagem para solicitação do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (COREN-BA), para que possam ser contratados e venham a reforçar as equipes de Saúde.
Uma outra ação importante, ressalta a gestora, foi a elaboração e a implantação do Plano de Desenvolvimento de Atividades Curriculares em Regime Especial, que visa garantir uma rotina mínima de estudos, durante o período de isolamento social. “Os professores dão assistência pedagógica aos estudantes através das redes sociais e do Google Classroom. Por meio dessas ferramentas, são encaminhadas atividades e videoaulas, bem como são indicados cursos que contribuem para a formação profissional”, pontuou.
O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), o professor Ezequiel Westphal, destaca o incentivo da SEC ao uso do Google Classroom e a importância dessa ferramenta na rede escolar para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. “Neste momento difícil de isolamento social, os diversos grupos e atores se superam em uma dinâmica própria, se reinventando cada vez mais. Na Educação Profissional não seria diferente pela sua expertise e longa trajetória educacional na rede estadual. Os docentes de vários cantos do Estado e essa experiência tão bem sucedida do CETEP Vale do Jiquiriçá estão possibilitando aos estudantes um diálogo pedagógico, por meio das metodologias à distância e de uso das ferramentas das redes sociais e do Google Classroom, de maneira muito significativa”.
Para o gestor, isso traduz a forma pela qual se compartilha o conhecimento historicamente construído e se ressignifica em novas formas de aprendizagem e linguagem. “Está aqui o desafio e a maior riqueza pelo qual nossos estudantes e professores estão vivenciando, que é o esforço em dialogar saberes, técnicas e conhecimentos em torno de novas metodologias e tecnologias de aprendizagem. A Secretaria da Educação vê de forma muito animadora e instigadora o acesso e uso das redes sociais, mas também o desafio frente às inovações tecnológicas na modernidade enfrentadas por nossa comunidade escolar”.
*Suspensão das aulas -* Em função da situação de emergência de Saúde Pública provocada pelo Coronavírus, as aulas foram suspensas em toda a Bahia por 30 dias, conforme decretos nº 19.529/2020, de 16 de março de 2020, e nº 19.542/2020, de 18 de março de 2020, do Governo do Estado. Será realizada a reposição das aulas na rede estadual de ensino.


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia