Prefeito decreta Lockdown em Amargosa

A prefeitura de Amargosa, município localizado no Vale do Jiquiriçá, publicou um decreto, nesta quinta-feira (9), estabelecendo um “lockdown” pelo período de uma semana, entre 13 e 19 de julho. A medida fecha o comércio considerado não essencial, limita o funcionamento dos serviços essenciais e impede a circulação de pessoas nas ruas da cidade, com algumas exceções.

Supermercados e padarias poderão abrir das 7h às 14h, sendo vedado seu funcionamento fora desse período, mesmo que por delivery. O acesso a caixas rápido e caixas eletrônicos também se dará apenas nessa faixa de sete horas do dia. Lanchonetes e restaurantes poderão funcionar apenas através do serviço de entrega a domicílio, entre 7h da manhã e 23h.

Como medidas para evitar aglomerações, farmácias e supermercados deverão atender apenas uma pessoa por família em suas dependências, ficando o estabelecimento responsável por esta fiscalização. Além disso, durante a semana de lockdown, quaisquer eventos públicos ou privados ficarão terminantemente proibidos.

O decreto proíbe a circulação e permanência de pessoas, inclusive com utilização de veículos, nos parques, praças públicas municipais, ruas e logradouros, objetivando evitar contatos e aglomerações. As exceções ficam por conta de pessoas em exercício de atividade laboral essencial, acesso aos serviços de farmácia, supermercado e de saúde, devendo ser comprovada a necessidade ou a urgência da locomoção.

A administração municipal avalia que o lockdown é uma medida “imprescindível” para conter o avanço da pandemia de Covid-19 na cidade, “por conta do índice elevado de contágio percebido no período do pós São João”. Amargosa é um tradicional centro de festas juninas na Bahia, atraindo muitos turistas para suas festas públicas e privadas.

TOQUE DE RECOLHER

A prefeitura de Amargosa divulgou novos horários para o toque de recolher até o início da vigência do lockdown, na próxima segunda-feira (13). Nestas quinta (9) e sexta (10), será proibida a circulação de pessoas nas ruas da cidade das 20h às 5h. No sábado (11), a restrição será ampliada: entre 18h e 6h da manhã. Por fim, no domingo (12), as pessoas deverão manter-se em casa desde as 13h.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia