Sismógrafos são instalados na região de Amargosa; serviço deve começar a operar na segunda-feira

Os sismógrafos – aparelhos que detectam as oscilações na terra, desde pequenos abalos até os grandes – começaram a ser instalados na região de Amargosa e em municípios circunvizinhos, nessa sexta-feira (4/9). Os três primeiros equipamentos já foram postos nas localidades de Corta Mão e Palmeira, em Amargosa, e na comunidade de Boa Vista, em Laje.

A instalação está sendo feita pelo mestre em Geofísica, Eduardo Menezes, e o técnico de Informática, Marconi Alves, técnicos do Laboratório Sismológico (LabSis), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que é vinculado à Rede Sismográfica Brasileira (RSBR).

Os pontos de instalações foram escolhidos a partir das localidades onde os tremores foram mais intensos. A expectativa é que, até segunda-feira (7/9), toda a rede já esteja operando para dar início à fase de pré-analise dos dados. A previsão desse estudo, após colocação de todos os aparelhos, é de dois meses, período que pode ser prolongado a depender da evolução dos tremores. Porém, Eduardo afirma que “mesmo que a rede seja desativada, a LabSis pretende deixar um equipamento atuando na região”. O geofísico ainda destaca que é muito cedo para saber se os tremores estão diminuindo e acredita que a população continuará sentindo os abalos.

Aliada ao LabSis, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec) está atuando nas ações, aplicando formulários para realizar um mapeamento de intensidade dos tremores e, juntamente com os técnicos do laboratório, visitando as áreas que foram mais afetadas pelos eventos sísmicos.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia