Reconhecida por sua trajetória no telejornalismo baiano, Amanda Mota estreia como escritora com o lançamento do livro Nas Trincheiras da Alegria, durante o 1º Festival de Forró de Amargosa. A obra, publicada pela editora Appris, é uma homenagem às festas juninas e à rica cultura nordestina.

Com mais de 20 anos de carreira na televisão, Amanda já comandou e apresentou programas na TV Educativa da Bahia e atualmente é coordenadora do Aratu Agora, da TV Aratu/SBT. Agora, leva para as páginas de seu livro uma narrativa sensível e apaixonada sobre a tradição junina, suas memórias afetivas e a importância de manter viva essa manifestação cultural.
“Nas Trincheiras da Alegria” convida o leitor a uma imersão nas celebrações de São João, com destaque para seis cidades que simbolizam a força da tradição no estado: Santo Antônio de Jesus, Amargosa, Cachoeira, Alagoinhas, Juazeiro e Senhor do Bonfim.
A autora reúne experiências, histórias pessoais e observações que, segundo ela, fazem o leitor quase sentir “o cheiro das delícias gastronômicas e o ritmo do forró”. Amanda reforça o compromisso de valorizar o legado junino: “O São João é uma das mais ricas expressões culturais do país e acho importante registrar em livro uma pesquisa sobre o assunto para eternizar o conteúdo para futuras gerações”.
O livro é indicado tanto para quem já viveu o clima dos arraiás quanto para quem deseja mergulhar, pela primeira vez, na magia dos festejos juninos.