Morre Sebastião Loureiro, médico e professor emérito da Faculdade de Medicina da Ufba

Sebastião

Foto: Reprodução/Abrasco

Morre o médico e professor emérito do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Sebastião Loureiro. De acordo como Bahia Notícias, o médico morreu de aneurisma na aorta, neste domingo (15).

O enterro ocorre nesta segunda-feira (16) às 17h no Cemitério Jardim da Saudade em Salvador.

Em nota, a UFBA lamenta o falecimento do professor e destaca a carreira dele na instituição.

Graduado em medicina pela Ufba em 1964, Sebastião era mestre em Saúde Pública Tropical pela University of London (1968) e doutor em epidemiologia pela University of Texas System.

Ainda segundo o BN, Sebastião Antonio Loureiro de Souza e Silva ingressou na carreira docente em 1968, como docente da Faculdade de Medicina da Ufba.

Assim, ele exerceu diversos cargos no Departamento de Medicina Preventiva que mais tarde se tornou o Instituto de Saúde Coletiva, onde exerceu os cargos de coordenação, liderou projetos de pesquisa e contribuiu na formação de gerações de pesquisadores.

Em 2016 Sebastião foi eleito como membro da Academia de Medicina da Bahia e tomou posse da cadeira número 43, pertencente à Pirajá da Silva, médico pesquisador que identificou o agente patogênico e o ciclo fisiopatológico da esquistossomose.

Na época, Loureiro afirmou que escolheu a cadeira 43 justamente por conta da área de estudo do patrono.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia